AMD anuncia Radeon VII, primeira placa de vídeo gamer baseada em 7nm

AMD anuncia Radeon VII, primeira placa de vídeo gamer baseada em 7nm

A AMD anunciou na CES 2019 a sua nova aposta de VGA para o público gamer, a Radeon VII. Esse modelo conta com a primeira GPU baseada na microarquitetura de 7nm, cuja produção ficou a cargo da TSMC. A placa, revelada pela CEO da AMD, Lisa Su, ainda entrega 16 GB de memória HBM2 com uma largura de banda de 1 TB/s e barramento de 4096-bit.

O chip central, a GPU, baseada em 7nm, que integra a Radeon VII é a Vega 20, que também equipa as placas Radeon Instinct M50 e M60, reveladas em novembro do ano passado. No caso desses dois modelos eles visam atender  tarefas relacionadas à inteligência artificial e computação de alta performance (HPC), já a Radeon VII o que vale é o mundo gamer. O Vega 20 conta com 13,2 bilhões de transistores.

Radeon VII

Há 60 unidades de computação, o que significa 3840 Stream Processors. Lembrando que a GPU Vega 20 tem capacidade para 64 unidades de computação e 4096 Stream Processors, porém a AMD resolveu não utilizar a versão completa do chip. A capacidade máxima de poder computacional da Radeon VII é 13,8 Teraflops e o seu clock, no modo boost, alcança 1,8 GHz.  A Radeon VII suporta FreeSync 2, o Async Compute, o Rapid Packed Math e o Shader Intrinsics.

Radeon VII

A versão de referência, assim como a NVIDIA que promoveu um salto no sistema de resfriamento das RTX, conta com três fans. Para a alimentação a Radeon VII exige 2x conectores adicionais de 8 pinos, assim como a Radeon RX Vega 56 e o ​​Radeon RX Vega 64

De acordo com a AMD, nos jogos, o novo produto demonstra um desempenho 25-42% melhor do que o Radeon RX Vega 64 lançado há um ano e meio. A gigante de Sunnyvale declarou também que a placa é capaz de rivalizar com a RTX 2080. Com a API Vulkan a placa consegue até superar a sua concorrente, de acordo com os slides da própria AMD.

Durante a apresentação, a AMD demonstrou a versão para PC de Devil May Cry 5 rodando na nova Radeon VII. A placa superou a casa dos de 70 fps em 4K. O preset gráfico estava no máximo.

Saindo um pouco da esfera gamer, e olhando para aplicações utilizadas por criadores de conteúdo, a AMD destacou em sua apresentação que a Radeon VII consegue entregar um incremento de performance entre 27% e 62% em apps como Blender, DaVinci Resolve 15, Adobe Premiere e OpenCL, quando comparado com a Radeon RX Vega 64.

Vale também pontuar que a Radeon VII é a primeira placa de vídeo para o consumidor final a suportar o barramento PCI Express 4.0. Essa interface também será suportada nos processadores Ryzen de 3º geração, baseado em Zen 2, também construídos sob 7nm.

Preço e disponibilidade

A Radeon VII estará disponível a partir do dia 7 de fevereiro pelo preço sugerido de US$ 699, em um bundle três jogos:   Resident Evil 2′, ‘Devil May Cry 5’ e T’he Division 2 Para efeito de comparação, a RT 2080 em seu modelo referência tem preço sugerido de US$ 799.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X