A Intel compartilhou hoje com o público os primeiros detalhes sobre a próxima família de processadores de servidor Cascade Lake-AP (Advanced Performance). Apesar das acusações relativamente recentes da AMD em adotar múltiplos dies, com a linha EPYC, a gigante de processadores decidiu usar um layout multi-chip, a estrutura MCP (Multi-Chip Package), unindo dois dies de 24 núcleos nos novos processadores, de modo que alcance 48 núcleos. A conexão desses dies é feita através da tecnologia Ultra Path Interconnect (UPI). De acordo com a Intel é superior a solução Infinity Fabric da AMD.
Os processadores Cascade Lake-AP são voltados para computação de alta performance, como cargas de trabalho relacionadas à inteligência artificial. As características técnicas detalhadas dos processadores Intel Cascade Lake-AP terão que esperar até o primeiro trimestre do próximo ano. Atualmente, sabe-se que os principais chips oferecerão 48 núcleos com suporte a Hyper-Threading, trabalharão com memória DDR4 em até 12 canais. Em uma configuração de dois soquetes alcançará 96 núcleos e 48 canais. De acordo com dados preliminares, sob a capa de tal CPU estão dois cristais semicondutores, comunicando-se através do barramento Ultra Path Interconnect (UPI).
De acordo com os próprios testes da Intel, o carro-chefe da nova família Cascade Lake-AP apresenta um resultado 3,4 vezes superior no Linpack – comparado ao AMD EPYC 7601 (32 núcleos / 64 threads, 2,2 / 3,2 GHz). É justo dizer que o 48-core Cascade Lake-AP não competirá com o CPU mencionado, que estreou no ano passado, mas com o 64-core AMD EPYC (Rome) baseado na arquitetura Zen 2, o lançamento deve acontecer no ano que vem.
Os processadores Cascade Lake-AP devem utilizar um novo socket, provavelmente será o LGA5903. Assim como a 9ª geração Intel Core, esses processadores contam com correções via hardware para as falhas de segurança Meltdown e Spectre.
Preço e disponibilidade
Os processadores Cascade Lake AP estará disponível a partir do primeiro semestre de 2019.