Seguindo a linha de outras empresas de tecnologia, a Xiaomi também está planejando um carro elétrico para entrar no mercado automotivo.
Hoje (19), uma reportagem do portal chinês iFengNews informou que múltiplas fontes afirmaram, recentemente, que a companhia chinesa planeja construir seu próprio carro.
Além disso, de acordo com o site, a Xiaomi considera essa plano “uma decisão estratégica”, mas não detalhou como será o desenvolvimento do veículo.
As fontes também disseram que “há algumas variáveis e nada está confirmado ainda.”
Uma fonte próxima da companhia informou que o projeto será liderado pelo próprio fundador e CEO da Xiaomi, o Lei Jung, embora não haja confirmação por parte da empresa.
Contudo, para reforçar o rumor, em 2013, Lei Jun foi aos Estados Unidos duas vezes para encontrar Elon Musk, CEO da Tesla. Lembrando que a Tesla é uma das empresas automotivas mais inovadoras da atualidade.
Isso não pode ser visto apenas como um encontro casual, pois a empresa passou a investir, desde 2019, na startup chinesa de carros elétricos Xpeng.
Ademais, a matéria salienta que o interesse da Xiaomi em lançar um carro elétrico chegou em boa hora, pois o mercado de smartphones enfrenta uma estagnação.
Por outro lado, o mercado de carros elétricos autônomos apresenta um crescimento significativo. Amazon, Huawei, Apple, Microsoft e várias outras do ramo da tecnologia já estão trabalhando no desenvolvimento de carros inovadores.
Então, não será surpreendente um carro elétrico da Xiaomi daqui a alguns anos, especialmente se considerarmos a expertise do time de engenheiros da empresa.
Você também deve ler
- Apple pode lançar carro autônomo em 2024
- Zoox: Conheça o carro autônomo da Amazon
- Volkswagen se une à Microsoft para criar carro autônomo
Carro elétrico da Xiaomi – O que diz a imprensa?
A imprensa chinesa, bem como o público em redes sociais, encararam com ceticismo a notícia.
De acordo com o CX Tech, um portal chinês de notícias relacionadas à indústria tecnológica da China, a maioria dos comentários questiona “confiabilidade da notícia”, devido à ausência de comentário oficial por parte da Xiaomi.
Além disso, ainda de acordo com a CX Tech, alguns jornalistas afirmam que a notícia sobre o carro elétrico da Xiaomi indica que a fabricação de veículos desse tipo é algo tão fácil como “colocar um motor elétrico em uma bateria.”
Outro duvidam da possibilidade de a Xiaomi produzir carros.