Na semana passada, a Capcom iniciou uma contagem regressiva misteriosa em seu site que dividiu opiniões. Muitos acreditaram ser uma contagem para o anúncio do Resident Evil 4 Remake, já outros apostavam no anúncio do Street Fighter 6.
O mistério já foi revelado e o segundo grupo acertou. A Capcom anunciou Street Fighter 6, o próximo grande título dessa franquia de jogos de luta que já se tornou icônica para a empresa e que está comemorando 35 anos este ano.
Leia também:
Elden Ring: confira os requisitos mínimos e recomendados
Nintendo Direct: confira os principais anúncios
Trailer de Street Fighter 6 não revela jogabilidade real
Com o anúncio, eles revelaram um trailer bem rápido que apareceu inicialmente ao final da temporada de Capcom Pro Tour, onde Kawano conseguiu derrotar o já veterano Daigo Umehara.
Não é possível ver muitos detalhes sobre o jogo no trailer, já que ele não mostra a jogabilidade real. Porém, é possível perceber os detalhes dos personagens, mostrando que Street Fighter 6 contará com um estilo de arte bastante realista, mais do que os jogos anteriores, principalmente no que se refere às proporções de Ryu.
A empresa ainda afirmou que trará mais informações sobre o novo jogo da franquia no verão dos Estados Unidos, que acontece entre os meses de junho a agosto. Confira o trailer.
Certamente, a Capcom vai trabalhar para que o Street Fighter 6 tenha um lançamento mais promissor do que o título anterior, Street Fighter V, que foi lançado para o PS4 e PC em 2016 e acabou sofrendo com alguns bugs, problemas de servidor e, posteriormente, falta de conteúdo. Ao final, o jogo acabou vendendo mais de 6 milhões de cópias.
A empresa também anunciou uma nova compilação com 10 jogos de lutas para o PS4, Xbox, computador e Nintendo Switch. A coleção se chama Capcom Fighting Collection e será lançada no dia 24 de junho, incluindo os seguintes jogos:
- Darkstalkers: The Night Warriors
- Night Warriors: Darkstalkers’ Revenge
- Vampire Hunter 2: Darkstalkers’ Revenge
- Vampire Savior: The Lord of Vampire
- Vampire Savior 2: The Lord of Vampire
- Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition
- Red Earth
- Super Gem Fighter Mini Mix (Pocket Fighter)
- Cyberbots: Full Metal Madness
- Super Puzzle Fighter II Turbo
Celebrando a história de e seus 35 anos de existência
Street Fighter comemora 35 anos de existência esse ano e se tornou uma das principais franquias na história dos videogames. Ela conta com os jogos principais além de alguns canônicos, spin-offs e até mesmo deu origem a diversos conteúdos de multimídia como mangás, animes e filmes (que não tiveram a mesma recepção calorosa dos jogos).
Hoje vamos homenagear a franquia trazendo mais informações sobre sua cronologia, revelando tanto a data de lançamento quanto a ordem dos jogos e os eventos que são revelados em cada título, considerando apenas os jogos canônicos da série.
Street Fighter – 1987
O jogo foi lançado em 1987 e é o primeiro de todos, onde começa a história. Nele o Ryu usava cabelos e sapatos vermelhos e tinha como objetivo vencer o torneio de lutas e se tornar o lutador mais forte do mundo. Ele vence, mas não de uma forma muito legal.
Na luta final contra Sagat, Ryu estava vencido, e quando o adversário foi ajuda-lo a se levantar, ele foi dominado pelo “Satsui no Hado”, que é como se fosse um lado sombrio do seu poder, e lançou um shoryuken em Sagat, que foi ferido gravemente e ficou com a cicatriz no rosto.
Inclusive, golpes como o shoryuken e o hadouken se tornaram uma inovação para época, cimentando uma mecânica que se tornou muito comum em jogos posteriores, que é a de lançar poderes especiais com comandos específicos no controle.
Street Fighter Alpha: The Warriors Dreams – 1995
Esse jogo foi lançado em 1995 e sua história acontece entre o Street Figther e o Street Fighter II. Ele também ficou conhecido como Street Fighter Zero no Japão. Ele tem um visual um pouco diferente, lembrando mais o estilo de anime.
Aqui o foco não é nenhum torneio e sim a relação entre os personagens. Eles se encontram de forma casual e mostra, por exemplo, a amizade de Ryu e Ken. Revela ainda como Akuma estava tentando fazer com que Ryu se deixasse ser dominado pelo lado sombrio da sua força para se tornar o melhor lutador e como Ryu estava lutando contra isso.
Aqui o grande vilão é o M. Bison, um homem com poder de controlar a mente dos outros. No jogo entendemos como ele matou Charlie, o amigo de Guile, e como isso fez com que o militar entrasse para o torneio que viria no Street Figther II.
Street Fighter II – 1991
Lançado em 1991, ele segue a história depois o Alpha. Sua história volta a focar no torneio, dessa vez organizado por Bison que teve seu corpo enfraquecido depois dos eventos do Alpha. Seu objetivo é atrair Ryu para usar o corpo do lutador, usando assim alguns lutadores como armas para conseguir isso.
No próprio jogo não revela quem venceu a competição, porém em Super Street Fighter II Turbo é revelado que Akuma mata M. Bison no final.
O jogo se tornou um divisor de águas e foi quem colocou a franquia em destaque, definindo muitos aspectos de jogos de luta que são usados até hoje. Ele oferecia não mais apenas Ryu como lutador como acontecia no primeiro título, e sim 8 lutadores diferentes, cada um com suas motivações próprias.
Street Fighter IV – 2008
Lançado em 2008, é um dos mais recentes e seus acontecimentos são logo após o Street Fighter II. Ele foi o primeiro a contar com tratamento em 3D no cenário, mas com jogabilidade ainda em 2D.
Nele conhecemos Seth, um experimento que seria usado como corpo para Bison mas acabou tendo consciência própria e se voltou contra o vilão, criando a organização SIN. Ao final, Ryu vence o vilão, porém para isso ele precisa mais uma vez usar o lado sombrio do seu poder e acaba perdendo o controle.
Nesse momento aparece Gouken, mestre de Ryu e de Ken, a quem todos acreditavam já estar morto. Ele leva Ryu para aprender e dominar o seu poder.
Street Fighter V – 2016
Lançado em 2016, é o jogo mais recente atualmente da franquia principal. Nele, os lutadores precisam mais uma vez tentar parar Bison e seu plano para dominar a mente alheia através de um sistema de satélite.
Para isso, uma mulher misteriosa acaba trazendo de volta Charlie, o amigo de Guile que foi morto por Bison anteriormente. Enquanto isso, Ryu segue em seu treinamento para controlar o seu poder. No fim, Charlie se sacrifica para enfraquecer o vilão e Ryu o derrota finalmente.
Foi o primeiro jogo da franquia a contar com um modo história exclusivo.
Street Fighter III: The New Generation – 1997
Lançado lá em 1997, foi Street Fighter III que revelou os acontecimentos após a derrota de Bison e o último atualmente em relação ao enredo da franquia. Agora a ameaça é uma organização Illuminati liderada por Gil, que quer dominar o planeta.
O jogo traz ainda um novo protagonista, Alex, que busca por vingança depois que Gil feriu seu amigo de forma grave em uma luta. Ao final, o protagonista consegue o que queria, derrotando Gil, mas percebe que fez por motivos errados e procura se tornar um guerreiro melhor.
O jogo chegou como uma opção para apresentar uma nova geração de lutadores para a franquia, tanto que dos outros principais, apenas Ryu e Ken retornam, embora Chun-Li e Akuma tenham aparecido nas versões revisadas do título.
Fonte: theverge