Canadá fecha escritório do TikTok no país por “risco de segurança nacional”

Canadá fecha escritório do TikTok no país por “risco de segurança nacional”

O governo canadense ordenou que o TikTok encerre suas operações no país devido a “riscos à segurança nacional” relacionados à empresa e sua controladora, a ByteDance. Essa decisão faz parte de uma crescente preocupação internacional com o aplicativo de compartilhamento de vídeos, especialmente em relação à proteção de dados e à influência da China.

Com a ordem, o TikTok deverá “encerrar” todas as atividades comerciais no Canadá, o que significa o fechamento de escritórios no país. Porém, até o momento, o governo decidiu que não vai proibir o aplicativo para os usuários.

Leia também:

Meta, TikTok e Kwai são processados no Brasil por não protegerem a saúde mental de crianças e adolescentes
TikTok vai trazer informações sobre filmes e séries que são mostrados nas postagens

Decisão do Canadá cita medidas de segurança nacional

TikTok

De acordo com o Ministro de Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, o governo tomou essa decisão depois de uma análise detalhada dos riscos à segurança nacional.

Champagne afirmou que a decisão foi baseada nas informações e evidências coletadas ao longo da revisão, além das recomendações das comunidades de inteligência e segurança canadenses. A decisão do Canadá em relação ao TikTok acontece depois de um “processo de revisão de segurança nacional em várias etapas”, feito por agências de inteligência do país.

Vale lembrar que, no passado, o Canadá já tinha tomado uma medida contra o TikTok, banindo o aplicativo de dispositivos oficiais do governo. Agora, o país segue o exemplo dos Estados Unidos, onde uma lei aprovada recentemente também ameaça banir o aplicativo por causa de preocupações semelhantes com a segurança e os laços da plataforma com a China.

A resposta do TikTok e possível batalha judicial

Em resposta à ordem, o TikTok declarou que vai contestar a decisão canadense. Em seu site oficial a empresa fez uma postagem com um parecer oficial, mostrando preocupação com o impacto que o encerramento das operações no Canadá teria sobre os empregos locais, afirmando que essa decisão destruirá centenas de vagas bem remuneradas.

Eles também destacaram a importância do TikTok para criadores de conteúdo e empresas no país. “Vamos contestar essa ordem no tribunal”, diz a nota. “A plataforma TikTok permanecerá disponível para criadores encontrarem um público, explorarem novos interesses e para empresas prosperarem.”

A decisão do Canadá levanta questões sobre o futuro do aplicativo em outros países que também discutem uma possível proibição, como os Estados Unidos. Nos EUA, o TikTok já iniciou uma defesa legal contra a legislação que pode bani-lo, enquanto legisladores argumentam que o aplicativo representa uma ameaça à segurança nacional devido ao seu potencial de compartilhamento de dados com o governo chinês.

Para os usuários canadenses, o futuro do TikTok ainda é incerto. Embora o governo tenha evitado proibir diretamente o aplicativo, a ordem de encerramento pode acabar trazendo restrições ou limitações na continuidade dos serviços da plataforma no Canadá.

Fonte: engadget, tiktok

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X