Cada vez pessoas estão optando pelo PC como plataforma de jogos no Japão

O Japão é tradicionalíssimo quando pensamos em tudo que rege o mercado de consoles. Nomes estelares como SEGA, Nintendo, Sony serão eternamente mencionadas por produtos aclamados e históricos em termos de videogames. Isso sem contar todo o mercado de edições especiais lançados apenas no Japão que despertam o interesse em colecionadores em todo o mundo.

Paralelo ao mercado de plataforma pensadas quase que exclusivamente na execução de games, temos o PC, que, segundo uma pesquisa recente publicada pela Kantar Games, com base em dados da CESA (Associate Providers of Computer Entertainment Providers), o segmento PC Gaming vem ganhando cada vez mais espaço na terra do sol nascente.

O gráfico abaixo mostra a evolução do mercado de jogos para PC no Japão entre 2019 e 2023. Claramente observa-se um crescimento no número de vendas de jogos para essa plataforma:

 

pc gamer japao

Em 2023, o PC representou 13% do tamanho do mercado de jogos do Japão em 2023 (US $ 12,7 bilhões). Em 2019 era apenas 5%, angariando US$ 10,4 bilhões. A expectativa é que em 2024 a representatividade do mercado de jogos para PC alcance 15%.

Em relação aos consoles, a CESA diz que há uma constância em termos de market share, cerca de 20% desde 2019. O Nintendo Switch é mencionado como o grande responsável por manter essa solidez.

Há uma grande expectativa em torno dessa reta final de mercado do Nintendo Switch. O híbrido da Nintendo tem potencial para ultrapassar  o PS2 e assumir o posto de consoles mais vendido de todos os tempos, ou ao menos ficar bem próximo dessa marca.

Segundo dados divulgado pela Nintendo, o Switch já acumula mais de 141 milhões de unidades vendidas. As estimativas da empresa é que o console venda mais 13.5 milhões de unidades até março de 2025. Alcançando 154.82 milhões de unidades, ficando próximo ao PS2 que vendeu 155 milhões de unidades.

Caso não consiga alcançar o posto de console mais vendido de todos os tempos, o Switch conseguirá ocupar a segunda colocação, ultrapassando o Nintendo DS, que acumula 154 milhões de unidades.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br. Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!