A Trend Micro divulgou o relatório Fast Facts, que analisou o cenário global das ameaças cibernéticas em outubro. O estudo mostra que o Brasil se mantém na vice-liderança na lista de países que mais sofrem com ameaças ransomware, sendo alvo de 10,45% das ameaças globais identificadas pela Trend Micro. O país líder nesse ranking é os Estados Unidos (com 11,16% das ameaças de todo o mundo). Do Top 5 fazem parte também Índia, Vietnã e Turquia.
Além dos ataques ransomware, outra ameaça crescente aqui no Brasil são os e-mails maliciosos. Apenas em outubro, a Trend Micro bloqueou mais de 130 milhões de ameaças por e-mail. Nesse campo, o Brasil fica atrás apenas dos EUA (que lidera o ranking mais uma vez, com mais de 700 milhões de ameaças bloqueadas e da China.
“O e-mail é um requisito para a utilização de diversos serviços e plataformas digitais no Brasil, desde e-commerces até a indústria de apps, que envolvem mobilidade, jogos, delivery e outros serviços. Não é surpresa que os atacantes visem esse canal para roubar dados e conseguir controle de contas, sempre a fim de monetizar os golpes aplicados”, explica Franzvitor Fiorim, diretor técnico da Trend Micro.