Levantamento realizado pela FX Retail Analytics, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, em parceria com a F360º, plataforma de gestão financeira para pequenos e médios comerciantes, mostra que a movimentação nas lojas durante a data aumentou 10,35% em relação ao ano passado.
O destaque ficou para a região Nordeste, que, sozinha, concentrou um aumento de 17,22% – no comparativo, a região Sudeste teve um crescimento de 10,37%. A FX e a F360º também avaliaram a movimentação das lojas uma semana antes da Black Friday, que compreende o período de “esquenta BF”. Nele, foi observado um aumento de 8,65% no fluxo de consumidores em lojas de todo o País.
Já no acumulado, o mês de novembro registrou um aumento de 28,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Por fim, na comparação com o mês de outubro, a FX e a F360º observaram um salto de 35,88% no fluxo de consumidores em lojas.
Quanto aos segmentos de consumo, as empresas identificaram que os eletrônicos seguem sendo a preferência dos brasileiros na hora de saírem às compras na Black Friday: o segmento registrou uma alta de 17,23% na procura em lojas.
A fintech F360º também fez um levantamento paralelo sobre o fluxo de caixa das empresas no mesmo intervalo de sexta-feira (29) a domingo (1). A empresa constatou um aumento de 29,4% em relação ao mesmo intervalo de tempo do ano passado. Nesse caso, foi a região Sul que disparou na frente, registrando salto de 43,8% no movimento dos caixas — em comparação, a região Sudeste teve aumento de 30,4%.
No acumulado mensal, houve um aumento de 28,6% em novembro em relação ao mesmo período de 2018, e um crescimento de 29,7% em relação ao mês passado.
Você também deve ler!
Black Friday registra aumento de 40% no faturamento de e-commerce