Bill Gates diz que se tivesse fundado a Microsoft agora ela seria focada em IA

Bill Gates diz que se tivesse fundado a Microsoft agora ela seria focada em IA

Se Bill Gates tivesse que começar tudo de novo, ele se juntaria à corrida da inteligência artificial com uma startup “centrada em IA”, ele diz.

Hoje, alguém poderia levantar bilhões de dólares para uma nova empresa de IA [que tem apenas] algumas ideias esboçadas,” o bilionário cofundador da Microsoft disse à CNBC.

Leia também
Bill Gates conta o que foi determinante para o sucesso da Microsoft
O dia em que Bill Gates foi entrevistado pelo Jô Soares e falou sobre o futuro dos computadores

Você tem que escolher fazer algo de forma única

Bill Gates se opõe à pausa em IA: "Não resolverá desafios"

Se ele pudesse obter capital suficiente, ele consideraria tentar construir um rival para os esforços de IA de grandes empresas como Google, Nvidia ou OpenAI, apoiada pela Microsoft, ele diz. Caso contrário, ele tentaria encontrar um nicho específico onde a IA pudesse ser útil e crescer de maneira focada com mínima competição, ele acrescenta.

Gates pesquisou a indústria de IA para sua próxima série documental da Netflix, que se chama “What’s Next? The Future With Bill Gates” (Tradução literal: O que vem a seguir? O futuro com Bill Gates) que estreou em 18 de setembro. Sua principal lição empreendedora, ele diz: Para realmente se destacar “como uma pequena empresa, você tem que escolher algo que vai fazer de forma única.”

Como a indústria de IA está bem no meio de um período de boom — startups já receberam mais de $26 bilhões em investimentos até agora, de acordo com a Pitchbook — pode ser tarde demais para se adiantar na curva de desenvolvimento tecnológico. Mas a IA será transformadora o suficiente à medida que cresce para que qualquer nova startup de tecnologia considere como pode se encaixar nessa indústria, diz Gates.

Pense em como melhorar a vida diária

Bill Gates: Por qué soy optimista sobre el futuro de la IA | CNN

A startup hipotética de Gates provavelmente não seria tão bem-sucedida quanto a Microsoft, ele observa. Quando a Microsoft foi lançada em 1976, apenas “hobbyistas” como Gates e Allen imaginavam que os computadores um dia dominariam a cultura. Sua crença na tecnologia, combinada com a capacidade de recrutar engenheiros e desenvolver software, ajudou-os a dominar um mercado nascente.

Eu tive sorte que minha crença em software me tornou único,” diz Gates, acrescentando: “Apenas acreditar em IA, isso não é muito único. Então eu teria que desenvolver uma visão única de como você projeta sistemas de IA — algo que outras pessoas não entenderam.

Gates reconhece a dificuldade: Se ele fosse um empreendedor de 20 anos novamente, ele diz, teria que esperar que seu “cérebro jovem” reconhecesse algo sobre a maneira como outras empresas abordavam a IA e dissesse, “Oh, a maneira como essas coisas funcionam é tão estúpida.”

Portanto, seu conselho para os empreendedores de hoje é simples — comece pensando em maneiras pelas quais a IA poderia melhorar um negócio ou sua vida diária, automatizando tarefas custosas ou ajudando a gerar ideias estratégicas que poderiam ter aplicações mais amplas. Se a IA reduzisse a papelada para os médicos, eles poderiam focar mais do seu tempo em aconselhar seus pacientes, Gates disse à CNN em janeiro.

Estou encorajando os jovens na Microsoft, OpenAI, onde quer que eu os encontre: ‘Ei, aqui está a fronteira,’” ele diz agora. “Porque vocês estão olhando para isso de uma maneira mais fresca do que eu, e essa é a sua fantástica oportunidade.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X