Bill Gates diz que Intel perdeu o rumo e está atrasada em termos de tecnologia

"Estou surpreso que a Intel basicamente tenha perdido o rumo", afirmou Bill Gates.

Em meio à divulgação de seu novo livro de memórias, Bill Gates tem participado de diversas entrevistas e, em um papo com a AP News, o cofundador da Microsoft não poupou elogios à Intel, mas também expressou preocupação com a situação atual da empresa que já foi líder incontestável do setor de hardware.

Captura de tela 2025 02 07 113618

Gates reconheceu que sua carreira poderia ter tomado um caminho completamente diferente se a Intel não tivesse criado o primeiro microprocessador comercial, o Intel 4004, em 1971. Esse avanço pioneiro levou ao desenvolvimento de chips mais poderosos, que impulsionaram a era dos computadores pessoais e, consequentemente, a necessidade de software para essas máquinas — algo que abriu caminho para o surgimento da Microsoft.

Fora de rumo

No entanto, o bilionário acredita que, na última década, a Intel perdeu terreno para concorrentes como a AMD e, especialmente, para os novos chips de silício da Apple. “Estou surpreso que a Intel basicamente tenha perdido o rumo“, afirmou Gates. Ele destacou que Gordon Moore, cofundador da Intel, “sempre manteve a empresa na vanguarda da tecnologia. Agora, eles estão um pouco atrasados em termos de design de chips e também na fabricação”.

Gates também comentou sobre como a Intel praticamente perdeu a revolução dos chips de inteligência artificial (IA), apesar de reconhecer os esforços do ex-CEO Pat Gelsinger. “Acho que Pat Gelsinger foi muito corajoso ao dizer: ‘Não, vou consertar o lado do design, vou consertar o lado da fabricação’. Eu torcia por ele, pelo bem da empresa e do país, para que tivesse sucesso. Espero que a Intel se recupere, mas parece bastante difícil para eles neste momento”.

A Intel tem enfrentado desafios significativos no mercado de CPUs para consumidores, onde a AMD vem ganhando participação. Além disso, rumores sobre uma possível venda da empresa têm circulado, aumentando as incertezas sobre o futuro do gigante de chips.

Enquanto Gates reflete sobre o legado e os desafios da Intel, sua análise serve como um alerta para a indústria de tecnologia: mesmo os maiores nomes podem perder relevância se não se adaptarem às mudanças do mercado. A pergunta que fica é: a Intel conseguirá recuperar seu lugar de destaque, ou continuará a perder espaço para concorrentes mais inovadores?

Confira aqui alguns detalhes sobre a nova autobiografia de Bill Gates.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!