O update de maio do Windows 10 (Build 1903) promete uma ganho de performance para os processadores Ryzen da AMD. O ganho de desempenho pode chegar a 15%. Além dos recém-anunciados Ryzen 3000, o update também beneficia os processadores de primeira e segurança geração.
A otimização mais importante é que, ao atribuir tarefas de programa a núcleos de processador, o update garante que primeiramente todos os núcleos de um CCX (Core Complex) sejam acionados antes que os cores de outro CCX sejam habilitados. Como resultado, há menos tráfego mútuo entre CCXs ou chipsets, e as latências permanecem as mais baixas possíveis – redução de 30ms para 1-2ms.
A AMD, que trabalha diretamente com a Microsoft para que o Windows 10 esteja cada vez mais alinhado com a forma que o processador foi projetado, divulgou um slide com testes internos que atestam o ganho de performance. Foram apresentados dois resultados: 15% mais performance no Rocket League em 1080p e configuração gráfica baixa e ganho de 6% no resultado de um teste no PC Mark.
A novidade é um belo incentivo para saudosistas que utilizam hardware atual com um sistema operacional fora do radar das principais novidades do mercado.
→ Como instalar o Windows 10 Build 1903
Para instalar o update mais recente do Windows 10 há duas formas bem simples. A primeira é através do Windows Update, que pode ser acessado através do seguinte caminho: Configurações >> Atualização e segurança >> Windows Update >> “Verificar se há atualizações.
Outra forma, recomendada para quem quer passar a imagem do sistema diretamente para um pendrive, criando uma unidade bottavel, é através de um software da própria Microsoft, o MediaCreationTool.
Você também deve ler!
Navi na área: AMD apresenta Radeon RX 5700 e Radeon RX 5700 XT
Ryzen 9 3950X, novo processador da AMD conta com 16 núcleos e 32 threads
Mac Pro: nova versão chega com design modular, Intel Xeon W e placa de vídeo AMD