Mac Pro: nova versão chega com design modular, Intel Xeon W e placa de vídeo AMD

Mac Pro: nova versão chega com design modular, Intel Xeon W e placa de vídeo AMD

Na visão da Apple o par perfeito para o seu novo monitor – compatível com resolução 6K, o Pro Display XDR, é a versão repaginada no desktop Mac Pro. Ao invés do design cilíndrico, típico da versão de 2013, a nova versão adota um chassi retangular em aço inoxidável, lembrando a lendária versão lançada em 2006, na época que Steve Jobs ainda conduzia as apresentações da gigante de Cupertino.

O novo Apple Mac Pro está equipado com processadores Intel Xeon W, em opções com 8, 12, 16, 24 e 28 núcleos. É possível a instalação de até 1,5 TB de RAM DR4-2933 MHz com suporte ECC, distribuídas entre 12 slots. O desktop também oferece um par de drives de estado sólido (SSD) de até 2 TB cada e uma fonte de alimentação nominal com potência de até 1.400W.

Mac Pro

O sistema gráfico merece atenção especial. As placas de vídeo para o novo computador da Apple são fabricadas no formato MPX. O Mac Pro conta com oito slots PCIe. São três opções de chips gráficos para o Mac Pro (2019): AMD Radeon Pro 580X, o Radeon Pro Vega II e o Radeon Pro Vega II Duo. O destaque, evidentemente, fica por conta da terceira da lista, já que estamos falando de 28 teraflops e 64 GB de memória.

Quanto à conectividade, o computador oferece duas portas Thunderbolt 3, duas portas Ethernet de 10 GB, duas portas USB-A e um conector de áudio de 3,5 mm. Na frente, tem duas portas USB-C e duas portas USB-A.

Mac Pro

“Projetamos o Mac Pro para usuários que precisam de um sistema modular com desempenho, expansibilidade e configurabilidade extremos. O novo Mac Pro é um monstro que permitirá aos profissionais fazer o melhor trabalho de suas vidas “, explicou Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple.

Atrás da grade frontal há três ventiladores que ajudam a manter baixas as temperaturas do sistema. Opcionalmente, o case, que também pode ser instalado em um rack, pode ser equipado com quatro rodas que tornam a movimentação da estação de trabalho mais fácil. Peso e dimensões são, respectivamente, 18 kg e 52,9 x 21,8 e 45 cm . Alças em aço inoxidável na parte superior facilitam o transporte do Mac Pro.

Além disso, a Apple também oferece as placas de expansão opcionais Afterburner ProRes e ProRes RAW, permitindo que você processe simultaneamente até três fluxos de vídeo com uma resolução de 8K ou até doze fluxos de 4K. A criptografia do disco SSD também está garantida com o chip Apple T2.

Preço e disponibilidade

O Mac Pro (2019) estará disponível nos EUA no próximo trimestre. A versão mais “barata” sai por US$ 5.999. Ela é equipada com o Intel Xeon de oito núcleos, SSD de 256 GB, 32 GB de RAM e o chip gráfico Radeon 580X.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X