Seguindo os passos da Gigabyte, ASRock e MSI, a taiwanesa ASUS também já tem suas opções de placas-mãe direcionadas aos novos processadores Ryzen Threadripper. No total, são três modelos baseados no socket TRX40: ROG Zenith II Extreme, ROG Strix TRX40-E Gaming e Prime TRX40-Pro, cujas especificações já estão disponíveis no site oficial da ASUS.
A linha é liderada pela mobo ASUS ROG Zenith II Extreme. Suas principais vantagens incluem um sistema de alimentação de 16 fases para o soquete sTRX4, um poderoso resfriamento VRM, composto por um par de dissipadores de calor e um par de ventoinhas de 40 mm. Um detalhe curioso que essa placa oferece é uma tela OLED de 1,77 polegadas. Esse display várias informações sobre o sistema.
Além disso, a placa está equipada com uma interface de rede de 10 gigabits, controlador Aquantia AQC-107, adaptador sem fio Wi-Fi 6 e permite a instalação de cinco unidades NVMe: duas via placa de expansão DIMM.2, outras três conectores M.2 presentes diretamente na placa (dois deles com radiador). Vale também que no verso da ROG Zenith II Extreme há um backplate de metal.
O próximo modelo é a ASUS ROG Strix TRX40-E Gaming . Ela também recebeu um sistema de energia do processador de 16 fases com refrigeração ativa, mas ao mesmo tempo custa dois conectores EPS12V de 8 pinos. Seu equipamento inclui um conector de rede de 2,5 gigabits, um módulo sem fio Wi-Fi 6, três slots M.2 e uma pequena tela OLED também está presente.
O último modelo anunciado pela ASUS é a Prime TRX40-Pro, posicionado como um produto mais discreto em termos de customização. A placa traz interface Ethernet 2,5 / 10-Gigabit, adaptador sem fio Wi-Fi 6 e também um display OLED. Como nas placas acima, o soquete sTRX4 é alimentado por um circuito de 16 canais. Existem dois conectores EPS12V de 8 pinos e um enorme dissipador de calor de alumínio na área do VRM. Em todas as placas apresentadas pela ASUS há um fan para o resfriamento do chipset.
Preço e disponibilidade
A ASUS não revelou essas informações.