Poucas empresas tem tanta tradição quanto a ASUS no mercado de placas-mãe, a gigante taiwanesa investe nesse segmento há 30 anos. Durante sua apresentação na Computex 2019 a companhia resolveu mostrar um conceito completamente inovador de placa-mãe, intitulado Prime Utopia.
Essa placa-mãe traz uma abordagem completamente diferenciada do que vemos atualmente no mercado. Começando pelos slots de expansão, que são posicionados na parte traseira da placa, a placa de vídeo, por exemplo, pode ficar abrigada numa câmara dedicada.
A utilização da mobo em conjunto com uma configuração em que o gabinete oferece um painel de vidro garante todo um aspecto diferentão, em que a placa fica em destaque, em primeiro plano. A imagem abaixo mostra um computador-conceito que a ASUS demonstrou na Computex para promover a Prime Utopia.
A parte frontal, na área que normalmente seria ocupada pelos slots de expansão, a ASUS inseriu um display, uma tela OLED touchscreen de 7 polegadas. Esta tela exibe diversas informações para o gerenciamento da mobo, como o uso da CPU e GPU, velocidade dos fans, entre outras informações. Esta tela pode ser removida pelo usuário. A Prime Utopia também suporta 4 módulos de memória, 4 slots M.2 com heatsink.
Além da tela OLED, outro recurso se destaca na Prime Uotpia. A modularidade do painel traseiro. Ao invés de um conjunto fixo de portas e conexões, definidas previamente pelo fabricante, no conceito da ASUS essas conexões podem ser trocadas. Permitindo que a placa possa ter mais ou menos portas USB, portas Ethernet mais rápidas, entre outras coisas. Os módulos de regulagem de tensão (VRM) possuem refrigeração líquida.
A Prime Utopia também conta com iluminação RGB. A carcaça translúcida que refletirá as cores de acordo com o ângulo de visão. A ASUS também desenvolveu um tecnologia chamada Hydra Cortex, que garante que num mesmo header sejam conectados 4 fans, e o gerenciamento de cada ventoinha pode ser feita de forma individua.
A ASUS não revelou quando uma placa com esse conceito chegue ao mercado. O que você achou? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.