A Intel está apostando alto com a nova arquitetura Skylake, que será utilizada na nova geração de processadores da companhia. Alguns rumores apontam que a nova arquitetura poderia representar um salto de desempenho tão grande quanto a transição do Pentium 4 para o Core 2 Duo.
Todos lembramos da grande diferença que foi usar o Pentium 4, que esquentava feito uma frigideira e era extremamente ruidoso, e depois partir para os processadores Core 2 Duo, com menos clock mas mais núcleos. A fluidez e o desempenho eram nítidos.
No suposto vazamento de informações teria sido mostrado um protótipo de um processador móvel baseado no Skylake, ficando com um desempenho igual a de um modelo Haswell rodando apenas com 500 MHz por núcleo.
Todas as inormações dessas supostas “mágicas” da nova arquitetura da Intel provém do site Bitsandchips.it, que afirma que o salto da arquitetura Broadwell para Skylake será da mesma magnitude da Prescot para Conroe, ou seja, Pentium 4 e Core 2 respectivamente.
E parte desse salto será no IPC, que são as instruções por ciclo do processador, um dos itens que faz a Intel superar com folga os processadores da AMD. O relatório ainda aponta que a nova arquitetura irá abandonar o FIVR, que é um regulador de tensão integrado, colocado pela primeira vez nos processadores Haswell, dada a complexidade do novo projeto.
Por enquanto nada está confirmado, apenas rumores e boatos, mas que já contribuem para a ansiedade dos usuários. Os novos processadores com a arquitetura Skylake e toda essa promessa de desempenho devem chegar ao mercado ainda este ano ou somente em 2016. Vamos aguardar.
Fonte(s): Bitsandchips.it