A Apple terá que lançar seus celulares, tablets e outros produtos com entradas para carregadores USB-C na Europa.
A mudança ocorrerá em 2024, após a União Europeia decidir nesta terça-feira (7) que todos os smartphones e tablets terão que usar um carregador comum.
Leia também: iQOO 10 Pro deverá ser o primeiro smartphone com carregamento rápido de 200 W
Além dos produtos da Apple, as autoridades da Europa incluíram outros produtos, como headsets, consoles de videogame e fones de ouvido.
A União Europeia revelou o plano de mudança em relação aos carregadores em 2021. De acordo com a proposta, os consumidores economizarão nos próximos anos US$ 267 milhões.
“Um carregador comum é o senso comum para a maioria dos dispositivos eletrônicos que usamos diariamente. Com isso, os consumidores europeus poderão usar um único carregador para todos os seus dispositivos eletrônicos. Isso é um passo importante para aumentar a conveniência e também reduzir o desperdício”, disse o Comissário de Mercado Interno da União Europeia, Thierry Breton.
O Parlamento Europeu afirmou que carregadores inutilizados e descartados criam aproximadamente 11 mil toneladas de lixo eletrônico anualmente.
No entanto, nada está confirmado, pois o Parlamento Europeu e os 27 países membros da União Europeia precisam assinar o acordo.
Caso a decisão seja aprovada, os fabricantes de celulares e tablets terão que seguir a ordem até o segundo semestre de 2024. Notebooks terão um prazo maior, pois a União Europeia concedeu 40 meses aos fabricantes de laptops após a ordem entrar em vigor.
Apple afirma que carregadores USB-C reduzirão a inovação em seus produtos
Para a Apple, a proposta não foi muito bem-vinda. A empresa afirmou anteriormente que a mudança para carregadores USB-C em seus produtos iria reduzir a inovação.
No entanto, a empresa já testa modelos futuros do iPhone que terão entradas USB-C em vez da porta Lighting, presente também no iPad. Além disso, os MacBooks já usam carregadores USB-C.
Na verdade, a mudança iria diminuir o controle da Apple sobre o mercado dos acessórios do iPhone. A Apple obriga os fabricantes de acessório a pagar uma taxa para usar o conector Lighting. Portanto, com a mudança para os carregadores USB-C, a Apple perderia uma boa fatia do seu lucro em acessórios.
Além disso, a Apple, recentemente, lançou iPhones sem carregadores com o objetivo de promover o MagSafe, o sistema de carregamento wireless da companhia.