Aquele caso da Apple guardar as coordenadas de GPS, redes Wi-Fi e torres de celular deu o que falar. Isso não é exclusivo dela, os sistemas de smartphones normalmente usam para tornar a detecção de local mais rápida sem depender exclusivamente do GPS. Com a bomba estourada na mídia, ela se manifestou publicamente falando que daria um jeito.
Parte do problema foi relatada como sendo um bug. Isso mesmo, um bug… que não deveria estar acontecendo.
Seja como for, a Apple havia prometido uma correção: reduzir o tamanho do cache, que não precisava ser tão grande (alguns usuários encontraram dados de vários meses, quase um ano!); deixar de fazer backup desse cache no iTunes (uma coisa bastante crítica); e excluir o cache completamente quando os serviços de localização fossem desativados pelo usuário.
Pois bem, a atualização chegou com o iOS 4.3.3. Ele se aplica a algumas versões do iPhone, como as versões GSM 3 e 4, iPads e a quarta geração de iPod touch, assim como o iOS 4.2.8 para o iPhone 4 CDMA.
A empresa ainda prometeu que o arquivo do cache das coordenadas será criptografado nas próximas versões do iOS. Resta saber o que o sistema faz de fato por trás da tela, já que é proprietário – Stallman provavelmente continuará sem iPhone, Android, Windows Phone e tudo mais.
Imagem: ArsTechnica