O CEO do Telegram, Pavel Durov, emitiu um comunicado acusando a Apple de destruir sonhos e arruinar o empreendedorismo. Durov está se referindo às regras da App Store, mais especificamente, à comissão exorbitante de 30% cobrada sobre compras no aplicativo. A taxa, na verdade, varia entre 15% e 30%. Mas para desenvolvedores que ganham mais de US$ 1 milhão por ano, a Maçã aplica a porcentagem máxima.
Escrevendo em seu canal no Telegram, Pavel Durov disse que a Apple informou que não permitirá que criadores de conteúdo usem métodos de pagamento de terceiros para vendas. Os usuários do Telegram podem doar para criadores de conteúdo e acessar conteúdo especial usando um método de pagamento de terceiros e não o sistema de compras no aplicativo da Apple.
Leia também
9 curiosidades sobre o Telegram
Canais do Telegram: o que são e como criar
Estaria a Apple abusando de seu monopólio?
Durov disse que a Apple não está “feliz com os criadores de conteúdo monetizando seus esforços sem pagar um imposto de 30%” e que o Telegram não tem escolha a não ser desativar postagens e canais pagos em seu aplicativo para iOS. “Este é apenas mais um exemplo de como um monopólio de um trilhão de dólares abusa de seu domínio de mercado às custas de milhões de usuários que estão tentando monetizar seu próprio conteúdo“, continuou Durov.
O CEO do Telegram ainda apelou aos reguladores da UE, da Índia e de todo o mundo que “começassem a agir”. A mensagem completa de Durov pode ser lida abaixo (tradução nossa):
“Alguns criadores de conteúdo começaram a usar bots de pagamento de terceiros para vender acesso a postagens individuais em seus canais do Telegram. Dessa forma, os criadores de conteúdo podem receber quase 100% do que seus assinantes pagam, o que é ótimo.
Infelizmente, recebemos a notícia da Apple de que eles não estão satisfeitos com os criadores de conteúdo monetizando seus esforços sem pagar um imposto de 30% à Apple. Como a Apple tem controle total sobre seu ecossistema, não tivemos alternativa a não ser desativar essas postagens pagas em dispositivos iOS.
Este é apenas mais um exemplo de como um monopólio de um trilhão de dólares abusa de seu domínio de mercado às custas de milhões de usuários que estão tentando monetizar seu próprio conteúdo. Espero que os reguladores da UE, Índia e outros lugares comecem a agir antes que a Apple destrua mais sonhos e esmague mais empreendedores com um imposto mais alto do que qualquer um cobrado pelo governo.
Enquanto isso, nós do Telegram trabalharemos para oferecer aos criadores ferramentas poderosas e fáceis de usar para monetizar seu conteúdo – fora do ecossistema restritivo da Apple.”
Fonte: Telegram (Durov’s Channel)