Mais uma polêmica envolvendo a Epic Games, mas, desta vez, acerca da loja de jogos que a desenvolvedora lançou para PCs, a Epic Games Store.
O Site PC World realizou alguns testes com o aplicativo da Epic Games Store e descobriu que deixá-lo aberta pode reduzir a bateria de notebooks.
O aplicativo da loja precisa estar rodando para jogar os jogos que usuário comprar. Além disso, o aplicativo continua ativo após fechar o jogo. O PC World descobriu que deixar a Epic Games Store funcionando em segundo plano pode reduzir a bateria de notebooks em até 20%, diminuindo a longevidade do computador fora da tomada.
No entanto, de acordo com o site, o problema parece ser específico em notebooks com processadores Intel Tiger Lake. Outros aplicativos, como o Steam, não apresentaram o mesmo problema que a Epic Games Store.
O notebook utilizado foi o Microsoft Surface Pro 7+ Tablet, que utiliza um processador Tiger Lake feito para tablets.
De acordo com o site, eles resolveram fazer esse teste devido “ao incrível desempenho gráfico da GPU Iris Xe da Intel”. Contudo, o problema de redução da bateria apareceu rapidamente, embora sem apresentar resultados consistentes.
Segundo a matéria, os dois primeiros resultados foram consistentes, mas não o terceiro. Desse modo, eles fizeram mais testes, que demandaram muitas horas, até resetar o PC e, com isso, apresentar resultados semelhantes aos dois primeiros testes.
A causa disso, primordialmente, foi o aplicativo da Epic Games Store rodando em segundo plano, mas outros softwares em execução nesse estado, como antivírus e apps de mensagens, também podem ser a causa.
A Epic Games respondeu ao PC World afirmando que, em geral, está trabalhando para melhorar o desempenho e reduzir o consumo de energia do launcher do aplicativo.