Anatel chega a um acordo com Cloudflare e acesso ao X será bloqueado

Anatel chega a um acordo com Cloudflare e acesso ao X será bloqueado

Nesta quarta-feira (18), muitos usuários começaram a relatar que estavam conseguindo acessar o X, antigo Twitter, em seus smartphones. Esse acesso foi aleatório e a explicação só veio a noite com um comunicado oficial da rede social.

A postagem, feita no perfil Assuntos Governamentais Globais explicou o motivo do acesso inadequado e a Anatel já tomou providências para que ela fosse encerrada de uma vez por todas. Entenda.

Leia também:

X volta a funcionar para algumas pessoas no Brasil
A ‘cartada tecnológica’ que fez o X voltar a funcionar no Brasil

Motivo da restauração do X no Brasil

A postagem foi feita ainda ontem a noite (18) no próprio X, e revela que quando a plataforma foi banida no Brasil, fez com que a infraestrutura para fornecer o serviço para a América Latina ficasse inacessível para a própria empresa, e por isso eles tiveram que mudar a operadora de rede.

postagem do X

Tradução da postagem:

Quando o X caiu no Brasil, nossa infraestrutura para fornecer serviço à América Latina não conseguia mais ser acessada pela nossa equipe. Para continuar provendo serviço ideal para nossos usuários, nós mudamos o provedor de rede. Essa mudança resultou em uma restauração de serviço inadvertida e temporária para usuários brasileiros.

    Embora esperemos que a plataforma fique inacessível novamente em breve, continuamos nossos esforços para trabalhar junto com o governo brasileiro para que ela retorne o quanto antes ao povo brasileiro.

Cloudflare declara apoio ao governo e vai bloquear o X

Foi descoberto ainda que esse acesso aconteceu depois de uma substituição do IP tradicional do X usando algumas soluções da empresa Cloudflare, que funciona mais ou menos como um proxy reverso e faz com que os endereços dos sites hospedados em sua plataforma mudem constantemente. Para entender mais sobre esse proxy reverso, confira nossa matéria explicando com detalhes, clicando aqui.

Esse tipo de serviço acaba dificultando ainda mais a suspensão do X no Brasil e bloquear todo o Cloudflare é inviável já que acabaria afetando outros serviços que fazem parte da infraestrutura.

Dessa forma, a Anatel acabou entrando em contato com a Cloudflare para resolver esse impasse e conseguiu o apoio da plataforma para fazer o bloqueio do X no Brasil através do fechamento de uma “brecha” usada pela empresa de Elon Musk.

A Cloudflare conseguiu identificar e isolar apenas o tráfego usado pelo X por aqui, garantindo que o bloqueio continue sem que isso afete outros sites e serviços.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X