A recente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos acabou gerando uma onda de previsões no mercado de criptomoedas.
Enquanto muitos analistas esperam uma valorização significativa de ativos digitais após sua posse em janeiro de 2025, Arthur Hayes, cofundador da BitMEX, tem uma visão contrária e alerta para uma possível queda acentuada no mercado. Confira!
Leia também:
ONU propõe taxação sobre mineração de criptomoedas
Novo golpe explora blockchain para roubo de carteiras de criptomoedas
Previsão de queda e estratégia de venda
Hayes escreveu um texto chamado “Trump Truth” em 17 de dezembro. Nele, ele diz que o mercado de criptomoedas está muito animado, achando que Trump vai ajudar o setor rapidamente. Porém, Hayes alerta que essas mudanças podem demorar muito mais do que as pessoas esperam.
“As pessoas pensam que Trump vai resolver todos os problemas econômicos logo que assumir, mas isso não é tão fácil assim”, explicou Hayes.
Hayes prevê que a posse de Trump poderá desencadear uma venda massiva de ativos cripto devido à frustração com a demora na implementação de políticas econômicas. Segundo ele, essa correção ocorrerá no primeiro semestre de 2025, antes de uma possível retomada de alta.
Como parte dessa estratégia, o fundo de investimentos Maelstrom, de Hayes, já se prepara para vender algumas de suas posições, com a intenção de recomprá-las a preços mais baixos nos próximos meses.
“Estamos preparados para enfrentar uma possível queda significativa e voltar ao mercado quando as condições forem mais favoráveis”, explicou “Estamos comprometidos a admitir a derrota se o mercado de alta atropelar o dia 20 de janeiro, lamber nossas feridas e voltar ao touro […] Estarei comprando as quedas e os ralis.”
Outras perspectivas para as criptomoedas do mercado
Apesar da visão pessimista de Hayes, outros analistas discordam. A plataforma de investimentos Matrixport, baseada em Singapura, projeta um início de 2025 positivo para o mercado de criptomoedas, especialmente para o Bitcoin, que já ultrapassou a marca de US$ 100.000 no início de dezembro, sendo a primeira vez na história que isso acontece.
Mas, por outro lado, há também os que concordam com a previsão de baixa do mercado ao menos no começo de 2025. Existem especulações sobre uma possível pausa na emissão de ações e títulos conversíveis pela MicroStrategy, o que poderia limitar a compra institucional de Bitcoin e impactar temporariamente sua valorização de forma negativa.