Apesar do pequeno barulho que anda causando com os processadores x86 para desktops, a AMD vem ganhando destaque em outras áreas que prometem crescer bastante ainda, como o mercado de servidores de baixo consumo combinando vários processadores menores. Agora ela adquiriu a SeaMicro, uma fabricante de servidores desse nicho (normalmente conhecidos como microservidores, menores, econômicos e mais eficientes para certas tarefas).
A compra da SeaMicro foi fechada em cerca de $334 milhões de dólares. Com a tecnologia e funcionários da SeaMicro a AMD irá expandir sua participação no mercado de servidores de baixo consumo, normalmente focados em atividades para a web e computação em nuvem.
Nos últimos anos a SeaMicro vem trabalhando quase que exclusivamente com processadores da Intel, incluindo o Atom e modelos baseados no Sandy Bridge. Ela costuma combinar vários processadores nas suas soluções, como este projeto com 512 Atoms. Segundo a PC World a AMD continuará mantendo os projetos atuais da SeaMicro por um certo tempo, o que a princípio pode parecer loucura (vender soluções com processadores da Intel), mas logo será lançado um produto da nova SeaMicro baseado nos Opteron. Isso é esperado para ocorrer até o final do ano.
Veja o anúncio original no site da SeaMicro e também no da AMD (textos típicos de press release). Vale conferir este artigo recente aqui no Hardware.com.br, que trata dos planos da AMD para os próximos meses. 2012 e os próximos anos prometem grandes mudanças para a AMD, permitindo que ela atinja novos mercados e lute contra a Intel em outras áreas onde ela é mais fraca, como no ramo de APUs.