Essa semana noticiamos que fontes ouvidas pelo site Digitimes afirmaram que a AMD iria adiar o lançamento dos procesadores Ryzen 4000, em sua versão para desktop, baseados na arquitetura Zen 3, para 2021. No entanto, a própria AMD veio a público, para reafirmar que o cronomograma não foi alterado. Os procesadores serão realmente lançados ainda este ano.
A informação foi confirmada por Robert Hallock, gerente técnico sênior de marketing da AMD. Os rumores sobre um possível adiamento, alegavam que a AMD iria tomar tal atitude devido a alta demanda pelos processadores Ryzen 3000 e pelo rendimento dessa terceira geração de processadores contra os chips Intel Core de 10ª geração (Comet Lake-S).
É importante também mencionar que há duas porções de chips em relação aos Ryzen 4000. Há os modelos para desktop e aqueles que são para dispositivos móveis. As versões para desktop, codinome Vermerr, são baseados na arquitetura Zen 3 – que promete entregar 17% mais IPC (Instruções por ciclo de clock), já as opções para dispositios móveis, tem codinome Renoir, e são baseados na arquitetura Zen 2, a mesma utilizada nos Ryzen 3000. Os Ryzen 4000 para dispositivos móveis devem ser anunciados em junho.
Essa semana a AMD também anunciou novos procesadores, Ryzen 3000 XT, três chips da família Ryzen 3000 com boost clock mais elevado.