A AMD deu mais um passo para intensificar sua participação no mercado de IA. A companhia que formalizou recentemente aquisição do maior laboratório privado de inteligência artificial da Europa, o Silo AI, anunciou agora a compra da ZT Systems, que atua no segmento de equipamentos de servidor, atendendo a infraestrutura para aplicações de IAs e nuvem de empresas de tecnologia de grande porte.
O acordo foi firmado em US$ 4,9 bilhões, dos quais 75% são pagos em dinheiro e o restante em ações. A conclusão do acordo deve ser finalizada no primeiro semestre do próximo ano.
“Os sistemas de inteligência artística são nossa principal prioridade estratégica”, disse Lisa Su, CEO da AMD, em entrevista à Reuters. Segundo ela, o envolvimento de engenheiros da ZT Systems permitirá que a empresa acelere o ritmo dos testes e da produção de processadores de inteligência artificial. Com mais essa aquisição para reforçar seu plantel, a AMD visa ter ainda mais capacidade de atender a demanda de grandes players, como a Microsoft.
Estratégia em curso
“O principal benefício (da ZT Systems) para a empresa é a capacidade de vender mais GPUs”, acrescentou Lisa Su. Vale lembrar que a AMD vem se esforçando para elevar sua participação no segmento de GPUs para o mercado de IA. Dentre os modelos mais bem aceitos da companhia por parceiros, o Instinct MI300 se destaca.
A AMD também está crescendo no mercado de CPUs para o segmento de servidores x86. No terceiro trimestre de 2022, a AMD era responsável por 17,% deste mercado, atualmente detém 24.1%.
Deixe seu comentário