A Adobe está trabalhando em adições de recursos interessantes para o CSS. As últimas novidades no ramo de web têm sido bastante atraentes, como bordas arredondas sem precisar de gambiarras, sombras e efeitos 3D, movimentações, deformações e rotações… Mas ainda falta bastante coisa.
A proposta da Adobe é padronizar pelo W3C um esquema parecido com revistas, onde o texto é ajustado dinamicamente na borda de uma foto ou objeto, ou em colunas. Em publicações impressas é comum ver imagens como essa:
Mas na web não… Afinal são difíceis de serem produzidas, e qualquer alteração no texto exige uma boa dose de trabalho.
As regiões em CSS propostas contornam esse problema: sites e blogs poderiam usufruir desse recurso gráfico sem complicação. O texto pode ser ajustado automaticamente nas áreas invisíveis criadas, oferecendo uma experiência interessante em alguns cenários, como tablets, em que poderia se ajustar à orientação do dispositivo:
Um exemplo de alteração dinâmica, onde um objeto é arrastado e o texto se ajusta:
Além de fotos, os textos podem tomar outras formas, como corações e o que mais a imaginação permitir:
É questão de tempo para que isso seja implementado pelos navegadores, por enquanto são basicamente testes da Adobe mesmo, mas a idéia é torná-los padrões oficiais da web.
Ela trabalha com um navegador baseado no WebKit enquanto o recurso não é implementado nativamente na “fonte”. Há mais detalhes na página para desenvolveres e no Adobe Labs, onde os exemplos podem ser testados (download disponível apenas para Windows ou Mac, é um navegadorzinho independente).
Aproveitando o tema, o relacionamento dela com o Google é muito bom (o Chrome com o Flash embutido que o diga). Arno Gourdol, diretor de engenharia do Flash (runtime), comentou que o Flash Player ganhará suporte completo ao WebM/VP8 no futuro. Ele não deu datas, mas é interessante saber que essa alternativa open source poderá ser usada com mais eficiência no Flash. O suporte inicial foi anunciado há um ano, mas a promessa agora é suportar completamente, incluindo o encoder de áudio Vorbis e um container.