Raríssima e com uma história curiosa. Assim é possível classificar a GTX 780 Ti Lightning da MSI. Um modelo que não chegou ao grande público.Alguns falam em 12 unidades produzidas, outros citam que foi um pouco mais, em torno de 54 unidades. E a NVIDIA barrou o seu lançamento.
Assim como a EVGA fez com a linha Kingpin, em 2013 a MSI resolveu apostar numa versão poderosa para a GTX 780 TI, voltada para os amantes do overclock.
A placa de video teve duas versões. A primeira foi distribuída a alguns overclockers num pré-evento ao MSI Master Overclocking Arena 2014, realizado em Taipei, Taiwan.
Já uma versão reformulada, conhecida como GTX 780 Ti Lightning MOA Edition, foi entregue a alguns felizardos no evento de overclock endossado pela MSI. Que, inclusive, contou com a participação do lendário overclocker brasileiro Ronaldo Buassali, que na época representava a Corsair.
A GPU da GTX 780 Ti Lightning da MSI operava com clock base de 993 MHz e o boost clock era de 1058 MHz, enquanto a memória funcionava a 7.000 MHz. O subsistema de energia era formado por 16+3+1 fase, juntamente com DrMos4. Em termos de VRAM, eram 3 GB GDDR5 com interface de 384-bit e a largura de banda era 336.6 GB/s.
O design seguia o mesmo padrão da GTX 780 Lightning, modelo que chegou a ser lançado, e o sistema de resfriamento utilizava os fans da tecnologia TriFrozr.
O site francês Le Comptoir du Hardware chegou a ter acesso a uma unidade da placa e colocou ela à prova. A VGA chegou a alcançar um boost clock de 1314 MHz. O teste foi realizado em conjunto com um Core i7-4960X, 16 GB de memória DDR3-2500 MHz e uma placa-mãe MSI Big Bang XPower II. Confira abaixo algumas imagens da placa publicadas pelo veículo na época.
Por que a NVIDIA não autorizou o lançamento?
A NVIDIA não autorizou o lançamento da GTX 780 Ti Lightning da MSI porque a placa não seguia certos aspectos determinados no projeto de referência da NVIDIA, especialmente no que diz respeito à especificação de tensão da placa.
Embora fosse um projeto voltado para overclockers, a NVIDIA quis se proteger de possíveis problemas que pudessem prejudicar a reputação da GTX 780 Ti, caso uma onda de reclamações sobre eventuais problemas de estabilidade relacionados a essa placa de vídeo da MSI acontecesse.
Você também deve ler!
O que significa o Ti nas placas de vídeo da NVIDIA e qual sua origem?
Você sabia que a AMD já teve a chance de comprar a NVIDIA?
Ao invés de readequar o projeto, possibilitando estabelecer um modelo que pudesse ser comercializado, a MSI cancelou o lançamento e distribuiu as pouquíssimas unidades produzidas a alguns overclockers, que extraíram o máximo potencial da VGA recorrendo à BIOS modificada e LN2 (nitrogênio líquido).
Algumas unidades dessa placa de vídeo chegaram a ser vendidas no eBay. O responsável pelo canal RandomGaminHD chegou a adquirir uma em 2018 e pagou uma pechincha, 110 euros (R$ 664, em conversão direta). Valor irrisório considerando toda a singularidade desse modelo que está na história de fatos curiosos do mundo do hardware.