A Neuralink, uma das empresas do bilionário Elon Musk, especializada em neurotecnologia para o desenvolvimento de chips de implante cerebral, pode iniciar testes em humanos.
De acordo com uma vaga de emprego para o cargo de Diretor de Ensaios Clínicos, a Neuralink informa que o foco desse cargo seria supervisionar os testes de implantação de seus chips em cérebros de humanos.
A descrição da vaga para a Neuralink informa que o candidato irá trabalhar em conjunto com alguns dos médicos mais inovadores e engenheiros de alto nível, bem como os “primeiros participantes dos Ensaios Clínicos da Neuralink”.
Além disso, as informações da vaga apontam que o candidato ao cargo terá que formar e liderar a equipe responsável pelas atividades relacionadas às pesquisas clínicas da Neuralink.
No ano passado, Elon Musk e a Neuralink compartilharam um vídeo de um chimpanzé jogando videogame utilizando os recursos do chip implantado em seu cérebro.
Leia mais: Neuralink, de Elon Musk, faz macaco controlar um computador usando apenas a mente
Mas isso não é o foco de Elon Musk e da Neuralink, pois a missão da empresa é ajudar no tratamento de várias doenças neurológicas através do uso de sua tecnologia.
Elon Musk já anunciou chips da Neuralink em humanos no passado
Em sua entrevista à Cúpula de CEOs do The Wall Street Journal, Elon Musk afirmou que a Neuralink planeja implantar chips em cérebros de humanos neste ano.
O homem mais rico do mundo ressaltou seu otimismo em relação aos implantes, mas com uma certa ressalva devido ao processo de aprovação da FDA (Food and Drug Aministration), órgão similar à Anvisa.
“Esperamos implantar chips da Neuralink em humanos, que serão pessoas com graves traumatismos na medula espinhal, como tetraplégicos e quadriplégicos”, afirmou Elon Musk em dezembro do ano passado.
“Eu acredito que temos uma chance com a tecnologia da Neuralink de restaurar totalmente as funcionalidades corporais de alguém com algum traumatismo na medula espinhal”. Confira a entrevista abaixo, em que Musk fala sobre a Tesla, Inteligência Artificial e sobre a Neuralink.
Sobre a segurança dos vindouros testes em humanos, Elon Musk ressaltou que o trabalho da Neuralink com a implantação de chips em macacos conseguiu confirmar a segurança dos chips da Neuralink.
Contudo, devido à fama de loroteiro do magnata, a notícia não foi muito impactante na imprensa gringa. Isso porque Elon Musk, CEO da Tesla, da SpaceX e da Neuralink, já havia afirmado, em 2019, que a empresa iria implantar os primeiros chips em cérebros humanos em 2020.
Siga o Hardware.com.br no Instagram
Sem querer defender Elon Musk, mas o anúncio foi feito no dia 17 de julho de 2019, muito antes da pandemia tomar o mundo inteiro de assalto e gerar uma crise de semicondutores e outros componentes necessários para a indústria tecnológica.