Neuralink, de Elon Musk, faz macaco controlar um computador usando apenas a mente

Neuralink, de Elon Musk, faz macaco controlar um computador usando apenas a mente

A Neuralink, empresa de Elon Musk voltada para o desenvolvimento de interfaces cérebro-máquina, postou um vídeo no seu canal do YouTube que mostra um macaco utilizando um computador usando apenas comandos mentais.

Pager é o nome do macaquinho de nove anos que teve um chip da Neuralink implantado há cerca de seis semanas antes da gravação do vídeo.

Os cientistas da empresa ensinaram o primata a jogar videogames com um joystick em troca de uma recompensa alimentícia. Enquanto ele aprendia os comandos, o Neuralink gravava as informações sobre quais neurônios estavam sendo utilizados, desse modo, conseguindo prever os movimentos manuais.

Após aprender os comandos do controle, o joystick foi desligado e o macaco conseguiu jogar o jogo utilizando apenas comandos mentais, jogando o clássico Pong sem necessitar de qualquer joystick. Confira o vídeo abaixo.

De acordo com Elon Musk, através de um implante cerebral do Neuralink, a mesma tecnologia pode ser utilizada para dar às pessoas o controle de membros sintéticos.

Quer saber 15 curiosidades sobre Elon Musk? Veja aqui!

Ontem (8), Musk informou, através do Twitter, que o primeiro produto que a Neuralink lançará irá permitir que as pessoas com paralisia controlem um smartphone.

Neuralink pode dar vida ao Parque dos Dinossauros, afirma co-fundador

Além de conseguir dar habilidades incríveis aos macacos, o co-fundador da Neuralink, Max Hodak, afirmou no Twitter que a tecnologia da empresa é capaz de tornar real o Parque dos Dinossauros.

Para quem não conhece, Parque dos Dinossauros, ou Jurassic Park, é um filme de 1993 que retrata a “ressurreição” de espécies de dinossauros através do mapeamento genético.

No filme, um bilionário constrói um parque temático cuja atração principal são os novos dinossauros. Agora, uma empresa de Elon Musk, um dos mais famosos bilionários do planetas, garante ser possível tal façanha.

No entanto, Hodak, afirma que, embora seja possível “construir o Parque dos Dinossauros” na vida real, os animais não seriam dinossauros geneticamente autêntico. Além disso, ele afirma que15 anos de trabalho reprodutivo e engenharia, possivelmente, poderá dar vida a novas espécies.

https://twitter.com/max_hodak/status/1378572465610256385

Por fim, o tweet de Hodak não é uma constatação sobre eventuais planos da Neuralink de criar um Parque dos Dinossauros, mas, em vez disso, uma referência ao nível tecnológico que a empresa possui para gerar novos produtos, em termos de engenharia genética.

É válido lembrar que as consequências da criação do parque no filme não são muito positivas.

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X