A GlobalFoundries fez uma nova aliança com a britânica ARM Holdings, detentora da propriedade intelectual do chip. Dentre as cláusulas do tratado, ambas pretendem colaborar na produção de SoCs com o processador ARM Cortex A9, usando o avançado processo high-k metal gate de 28 nanômetros.
As informações mais recentes apontam que a GlobalFoundries pretende iniciar a encomenda de projetos HKMG de 28 nm no segundo semestre do próximo ano, iniciando a produção “pouco tempo depois”. As duas companhias alegam que este processo é ideal para “soluções portáteis avançadas”, porque é desenvolvida para, simultaneamente, ter alto desempenho e baixo consumo.
Segundo o anúncio oficial, a parceria é de longo prazo, e envolve várias propriedades intelectuais, podendo então incluir outros produtos ou múltiplas gerações da tecnologia de produção. O acordo entre as duas é benéfica tanto para a GlobalFoundries, tendo em vista a popularidade dos chips ARM, quanto a própria ARM, já que a GlobalFoundries dará a ela acesso à técnicas avançadas – incluindo as mesmas utilizadas pela AMD para bater de frente com a Intel.
Fonte:
https://techreport.com/discussions.x/17706
Anúncio oficial:
https://globalfoundries.com/ARM_Partnership