ARM desenvolve processador Cortex-A9 de 2 GHz

A ARM anunciou durante esta manhã o desenvolvimento de uma versão de 2 GHz e dual-core de sua arquitetura Cortex-A9. O novo projeto tem como objetivo ser produzido sob técnica de manufaturamento de 40 nanômetros, atingindo assim velocidades mais altas sem comprometer o consumo: a empresa afirma que cada CPU consuma somente 0,25 Watts. É afirmado que este tipo de processador seja ideal para dispositivos que possuem espaços apertados e/ou que precisam consumir pouquíssima energia, sendo rápidos ao mesmo tempo.

Vale lembrar que não é de uma hora para outra que vão aparecer processadores Cortex-A9 de 40 nm espalhados por aí. Para a concretização do projeto da ARM, é necessário que alguma companhia produza o chip, e a ARM espera que a TSMC seja a primeira a produzir os CPUs em 40 nm. As fabricantes já podem solicitar licenças a partir de hoje.

É um pouco notável prever que estes processadores ARM de 2 GHz não terão muito espaço no mercado de smartphones, e sim sejam competitivos no âmbito dos dispositivos para Internet (MIDs), tablets, e inclusive netbooks, que necessitam de um poder maior de processamento sem demasiado aquecimento, consumo ou tamanho físico.

Ressalto que a Apple, por exemplo, é uma grande compradora de chips ARM, já que equipa seus iPhones 3GS com um Cortex-A8 fabricado pela Samsung, fazendo o ‘downclock’ para 600 MHz. É esperado que o tão falado tablet da Apple tenha como base um processador ARM, mas os rumores apontam que a empresa comprará os mesmos da PA Semi, não sendo claro qual modelo de processador será.

Fonte:

https://www.electronista.com/articles/09/09/16/arm.preps.2ghz.cortex.a9/

Site oficial:

https://arm.com/products/CPUs/ARMCortex-A9_MPCore.html

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!