O XP Mode foi concluído no final da semana passada, tendo o RTM finalizado. Ele faz parte de uma das novidades para o Windows 7, trazendo uma máquina virtual com Windows XP de graça para usuários do Windows 7 Ultimate, Professional e Enterprise. Não rodará nas edições mais baratas. E é necessário que o processador suporte virtualização por hardware (Intel-VT ou AMD-V).
A vantagem de usar o XP Mode (“Modo XP”) em vez de usar o Virtual PC tradicional é que ele é otimizado para o Windows 7, e já traz uma licença de uso do XP na máquina virtual – usando o VMware, VirtualBox, o próprio Virtual PC ou outra ferramenta de virtualização, você precisaria ter uma licença extra do sistema que vai rodar virtualizado. Isso poderia pesar em empresas, já que são obrigadas a manter as licenças originais, diferente de boa parte dos usuários domésticos (não adianta tapar o sol com a peneira). Sem contar que poderiam ser “muitos” computadores.
O XP Mode é voltado a rodar programas que não funcionam no Windows 7, mas funcionam no XP. Devem ser poucos, mas há a preocupação, principalmente em empresas que rodam software de legado (antigo). Assim a MS consegue um ponto a mais para fazerem upgrade para o Windows 7.
Quanto a “otimização”, as aplicações podem rodar no mesmo ambiente do Windows 7, sem que os usuários tenham que ficar presos à janela da máquina virtual.
O download será gratuito para usuários das versões citadas, mas só estará disponível depois do dia 22, com o lançamento comercial do sistema.
Veja a postagem no blog do Windows.