Microsoft lança mais um sistema de pesquisas: o Helios

Hoje cedo, Marcos Elias postou uma notícia sobre um novo sistema operacional de pesquisas da Microsoft, o Barrelfish:

“O novo integrante da família de testes é o Barrelfish, um protótipo de sistema operacional para sistemas multi-core (processadores com vários núcleos). Ele usa um sistema de mensagens e banco de dados para trocar informações entre os núcleos. Tradicionalmente os sistemas usam memória compartilhada para fazer isso, o que não é a melhor coisa do ponto de vista de desempenho, especialmente em tarefas muito “pesadas”.”

Isso porque, já havia “o Singularity, de código aberto, focado em microkernels modulares baseado em C#. Um outro é o Midori (não confunda com o navegador), um sistema que roda aplicações numa sandbox, caixa de areia, visando segurança ao isolar diferentes aplicações. O Windows Azure OS faz parte do seu serviço de computação em núvem, sendo um sistema diferenciado também.”

Como se não bastasse, lá vem outro. Trata-se o Helios, mais um projeto da equipe do Microsoft Research, que é descrito como um sistema complementar ao Barrelfish. O Helios é baseado no Singularity, mas introduz suporte aos kernels satélites, transmissão de mensagens remotas e afinidade. Este último recurso, segundo o relatório oficial, “sugere ao sistema operacional se um processo se beneficiaria de ser executado na mesma plataforma que um serviço do qual ele depende”.”. O texto traz ainda o seguinte parágrafo descritivo:

“O Helios é um sistema operacional feito para simplificar a tarefa de escrever, implementar e otimizar aplicativos para plataformas heterogêneas. O Helios apresenta kernels satélites, que exportam um conjunto único e uniforme de abstrações do sistema operacional para CPUs de arquiteturas e desempenhos variados. O acesso a serviços de E/S como sistemas de arquivos se dá de maneira transparente por meio da transmissão de mensagens remotas, que expandem uma abstração de transmissão de mensagens de um microkernel padrão para uma infraestrutura de kernels satélites. O Helios volta a focar os aplicativos para os ISAs disponíveis fazendo a compilação a partir de uma linguagem intermediária.”

Não, eu também não entendo tudo isso que o pessoal disse, mas o que sabemos é que Helios e o Barrelfish são complementares:

“O Barrelfish se concentra na obtenção de um entendimento minucioso dos requisitos para a execução de aplicativos, enquanto o foco do Helios está na exportação de uma única imagem do kernel para co-processadores heterogêneos para que seja mais fácil para os aplicativos tirarem proveito de novas plataformas de hardware.”

A curto prazo, esses sistemas operacionais de pesquisa da Microsoft não significam muita coisa. Mas um item é fato: ela está de olho no futuro, quando os computadores terão dezenas de diferentes núcleos, não compartilhando as mesmas instruções. O kernel do Windows NT, com um remendo alí ou aqui, ainda está dando conta do recado, mas vai chegar uma hora que ele terá de pendurar as chuteiras.

Fonte:

https://www.osnews.com/story/22251/Another_Microsoft_Research_Operating_System_Helios

Veja mais:

https://research.microsoft.com/pubs/81154/helios.pdf

https://www.hardware.com.br/noticias/2009-09/4AC1E060.html

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!