A divisão de GPS da CSR, a SiRF, lançou uma nova geração de chipsets GPS, destinados inclusive para smartphones e outros dispositivos portáteis de baixo consumo. O SiRFstar IV é um melhoramento do SiRFstar III, usado em vários navegadores dedicados, principalmente por suportar um modo de consumo muito pequeno: ao invés de se desligar completamente quando não está em uso, para economizar energia e autonomia da bateria, ele pode chegar a um estado próximo ao dormente, podendo então adquirir uma posição fixa muito mais rápido do que se fosse ligado “a frio”, “do zero”. O novo chipset também possui o dobro da capacidade de pesquisa, é mais rápido e muito mais preciso, além de mais resistente a cruzamentos de sinais, como os Bluetooth, Wi-Fi e outros comuns em smartphones.
Um dos primeiros chips a utilizar o SiRFstar IV é o GSD4t, voltado primeiramente a celulares, câmeras e outros dispositivos compactos, oferecendo todos os recursos da nova arquitetura em um espaço físico de somente 20 milímetros quadrados. As empresas que desejarem podem obter exemplares desde já, e a produção em massa está programada para outubro, devendo então chegar ao mercado, já incorporado aos produtos finalizados, poucas semanas depois.
Vale lembrar que, a maioria de celulares e outros portáteis não-dedicados com GPS, frequentemente dependem de um chipset fornecido por uma empresa que faz componentes dedicados à celulares, como o uso do Infineon Hammerhead II da Apple nos iPhones 3G e 3GS. O SiRFstar IV representa uma das primeiras oportunidades das grandes companhias utilizarem um receptor GPS feito por uma empresa dedicada ao desenvolvimento da tecnologia.
Fonte:
https://www.electronista.com/articles/09/07/28/csr.sirfstar.iv.gps.chip/
Anúncio oficial:
https://www.sirf.com/products/gps_chip1.html