Uma pequena empresa de Springville, nos Estados Unidos, quer fazer com que backups durem por centenas de anos. Não, não é brincadeira. A Millenniata inventou e e promete anunciar dia 1º de setembro um novo disco óptico chamado Millenial Disk, que aparentemente é igual um DVD comum, mas em condições (especialmente de temperatura) pode armazenar aquivos por… 1000 anos. Um DVD convencional tem durabilidade de somente 10 anos.
O ponto chave do disco é o uso de materiais rígidos e duráveis nas camadas — a composição detalhada, obviamente, é segredo industrial, mas o que se sabe é que o material é semelhante à obsidiana, uma rocha ígnea (vulcânica), permanentemente ligada a um material reflexivo.
Os dados são gravados no disco usando um aparelho chamado Millennial Writer, contudo o disco já gravado pode ser lido em qualquer drive de DVD. A tecnologia também poderá, em breve, ser compatível com discos Blu-Ray. Os discos e gravadores são produzidos sob licença da Philips, cujas negociações estão em processo de finalização.
Obviamente não há como testar a vida útil do disco, mas a equipe está fazendo testes que aceleram o processo de deterioração, expondo os materiais à altas temperaturas e umidade, além de outros tipos de estresse como a água salgada. O fator limitante é o plástico do disco em si, afirmou o chefe da companhia, e há a intenção de trocar o plástico pelo vidro — se assim for, o disco poderá então durar muito mais de mil anos.
A Millenniata quer primeiramente vender os seus produtos para setores como bibliotecas, agências do governo e escolas. Os Millennial Disks custarão em torno de 25 a 30 dólares.
O co-fundador da empresa, Barry Lunt, disse que sua grande inspiração foram os petróglifos dos homens primatas em Nine Mile Canyon, Utah (EUA).
Fontes:
https://www.electronista.com/articles/09/07/17/millenniata.disc.archiving/
https://heraldextra.com/news/local/article_b25c9a30-7242-11de-9feb-001cc4c03286.html