Foi lançada a versão 4.2 do Parted Magic, famosa distro Linux especializada em tarefas de particionamento e formatação.
Uma grande novidade: o Clonezilla agora faz parte do sistema. Ele é um software bastante conhecido indicado para clonar partições, ou seja, fazer backup de discos rígidos.
Ele foi incluso mais ou menos como uma “aplicação” no Parted Magic, podendo ser rodado direto da interface deste, sem precisar rodar como uma distro inteira ou em dual boot. Para que isso fosse possível, foram feitas modificações internas no programa, com a ajuda do seu desenvolvedor.
O Parted Magic 4.2 ainda anunciou a troca do bzip2 pelo pbzip2, e do gzip pelo pigz. A mudança não envolve frescuras de licenciamento, brigas ou nada do tipo, mas é um desejo por velocidade: os softwares pbzip2 e pigz foram projetados para aproveitar vários núcleos de processamento. Isso traz um excelente ganho de desempenho ao trabalhar em máquinas com processadores dual-core ou com vários processadores. Eles funcionam em processadores de núcleo único também, é claro, mas sem esse aproveitamento.
A imagem ISO do live-CD tem 91,2 MB. Para mais informações e download, acesse:
Esta postagem foi modificada pela última vez em 17/06/2009 17:15