Depois da notícia de ontem, onde a Toshiba havia anunciado estar pensando em descontinuar o formato de alta definição HD DVD, hoje a empresa oficialmente declarou o fim do formato, parando de produzir os leitores, gravadores e discos, e qualquer outro hardware relativo à tecnologia em março, tanto para os tocadores convencionais quanto para os drives de PCs; o desenvolvimento de drives para notebooks dependerá da demanda de linhas como o Qosmio. Os discos graváveis serão vendidos até março também.
A Paramount e Universal, que usam o formato, ainda não se pronunciaram, mas devem tomar uma decisão semelhante a Warner, que terá filmes nos dois formatos por um tempo limitado até finalmente passar para o Blu-Ray.
O anúncio deixa aproximadamente um milhão de dispositivos HD DVD em uso, a maioria sendo representado por tocadores da própria empresa, além de uma fatia do Microsoft Xbox 360 HD DVD add-on. As montadores de PCs não estão muito preocupadas com o fato, visto que oferecem também o Blu-Ray na maioria das opções ou nem possuem um drive óptico.
Atsutoshi Nishida, funcionário da alta cúpula, durante o anúncio, deixou bem claro que a empresa não pretende começar a produzir qualquer aparato Blu-Ray, sugerindo que a Toshiba focará em flash drives e pequenos HDs, além de processadores como o Cell e tecnologias relacionadas com vídeo em alta definição. Entretanto, há boatos que o Xbox 360 Blu-Ray, que será lançado em maio, teria uma “mãozinha” da Toshiba.
Veja mais em:
https://www.electronista.com/articles/08/02/19/toshiba.drops.hd.dvd/