Agora já dá para usar o ChatGPT sem precisar de login

Agora já dá para usar o ChatGPT sem precisar de login

A OpenAI, uma das empresas que estão na frente da corrida no campo de inteligência artificial (IA), anunciou um passo significativo na democratização do acesso a esse tipo de tecnologia ao disponibilizar o ChatGPT para usuários sem necessidade de uma conta.

De acordo com o comunicado, essa mudança, anunciada na última segunda-feira, faz parte da missão da empresa de tornar ferramentas como o ChatGPT amplamente acessíveis, permitindo que mais pessoas possam experimentar os benefícios da IA em suas vidas cotidianas.

Leia também:

Mais de 225 mil credenciais do ChatGPT estão sendo vendidas na Dark Web
ChatGPT agora pode responder suas perguntas em voz alta

ChatGPT mais acessível para todos

ChatGPT

O ChatGPT, baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), é um modelo de linguagem que utiliza IA para gerar texto humano-simulado em resposta a estímulos fornecidos pelos usuários.

Até agora, o acesso ao ChatGPT exigia que os usuários criassem uma conta ou usassem uma conta Hotmail ou Gmail. Embora essa medida tenha sido tomada levando em consideração a segurança tanto para a plataforma quanto para os próprios usuários, acabou deixando muitas pessoas desinteressadas em usar a ferramenta.

Porém, agora, eles resolveram mudar um pouco essas regras e permitir que as pessoas possam usar o ChatGPT livremente sem precisar fazer conta e nem usar credenciais de outros logins. Essa mudança não é boa apenas para os usuários, mas também para a própria empresa.

Isso porque além de facilitar o acesso ao ChatGPT, o aumento no número de usuários também vai forncer à OpenAI mais dados de treinamento para aprimorar seus modelos. Isso porque a empresa poderá usar os diálogos gerados pelos usuários não logados como parte de seu conjunto de dados de treinamento.

Isso não apenas melhora a precisão do ChatGPT, mas também alimenta o desenvolvimento de futuras iterações, como o promissor GPT-4.

Porém, mesmo assim, ainda é possível escolher não permitir que a empresa utilize sua conversa para treinar a IA. Para isso, basta ir no ponto de interrogação que fica no canto direito inferior da tela, selecionar “Settings” e desmarcar a opção “Improve the model for everyone”.

ChatGPT

Além disso, essa decisão estratégica pode incentivar mais usuários a criar contas e se inscrever para acesso ao GPT-4, uma versão mais avançada e poderosa do modelo de linguagem. Ao experimentar o ChatGPT gratuito, os usuários podem ser inspirados a explorar as capacidades aprimoradas oferecidas pela versão premium, impulsionando potencialmente a receita da OpenAI e seu alcance no mercado.

Mais segurança e mais limitações também

Testes iniciais do novo acesso instantâneo ao ChatGPT demonstram que os usuários podem iniciar novas conversas sem a necessidade de qualquer informação de login. A interface familiar do chatbot, com sua pergunta padrão “Como posso ajudá-lo hoje?”, permanece intacta, com a opção de se inscrever ou fazer login disponível para aqueles que desejam acesso completo aos recursos.

A OpenAI também implementou medidas adicionais para proteger os usuários sem conta, como o bloqueio de prompts sensíveis e gerações de imagens em mais categorias do que para usuários logados. Essas medidas têm como objetivo garantir a segurança e o bem-estar dos usuários, diminuindo potenciais riscos associados ao uso da IA em um contexto público e aberto.

Para quem usa a ferramenta sem login, a conversa não fica salva, então não dá para voltar e rever essas informações depois, como acontece com quem está logado.

Ao abordar as preocupações de segurança e privacidade, a OpenAI revelou ainda que tem um compromisso claro com a responsabilidade e a ética no desenvolvimento e na implementação da IA. A empresa afirma que suas equipes de detecção e prevenção de abuso de modelos de IA estiveram envolvidas na criação dessas medidas e permanecerão vigilantes para ajustar conforme necessário.

Apesar das melhorias e do aumento na acessibilidade do ChatGPT, a OpenAI enfatiza que continua comprometida em garantir que a IA seja utilizada de forma responsável e ética. O próprio fato de que os usuários têm a opção de optar por não participar do treinamento de dados para seus prompts quando não estiverem conectados, mostra que a empresa oferece um controle adicional sobre sua experiência de uso da IA.

Atualmente o ChatGPT conta com mais de 100 milhões de usuários em 185 países diferentes usando a ferramenta semanalmente. Apesar de ter tido uma queda nos acessos no ano passado, a plataforma ainda mostra força, principalmente por trazer algo que até cerca de 2 anos atrás não era conhecido.

Com a chance de experimentar o ChatGPT sem login, ele acaba se tornando ainda mais acessível, se tornando cada vez mais competitiva e aumentando o número de usuários.

Fonte: Engadget

 

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X