Youtube: criadores de conteúdo serão obrigados a indicar vídeos gerados por IA

Youtube: criadores de conteúdo serão obrigados a indicar vídeos gerados por IA

Com o avanço das ferramentas de inteligência artificial, esse tipo de tecnologia vem se tornando cada vez mais presente na criação e compartilhamento de conteúdo digital. Por isso, empresas e plataformas grandes que ajudam nesse compartilhamento, como é o caso do Youtube, precisam se adequar a essa nova realidade.

Justamente por isso, a plataforma anunciou recentemente suas novas diretrizes para rotular vídeos produzidos com inteligência artificial, com o intuito de fornecer uma melhor compreensão aos espectadores sobre a origem do conteúdo e garantir a transparência na identificação de material gerado por IA, seja uma foto, vídeo ou áudio.

Leia também:

Elon Musk pretende lançar concorrente para o Youtube
YouTube foi plataforma de vídeo mais vista em 2023 no Brasil, revela pesquisa

Indicação de conteúdo com IA no Youtube

Com as mudanças, a partir de agora, a plataforma exigirá que criadores identifiquem vídeos com aparência realista, produzidos com mídia sintética ou alterada, incluindo a IA generativa. O critério adotado para essa rotulagem é a capacidade do conteúdo de ser facilmente confundido com situações ou indivíduos reais.

Essa medida tem como objetivo informar os espectadores sobre a natureza do conteúdo apresentado, especialmente quando envolve o uso de vozes sintéticas, manipulação de rostos ou cenários fictícios. Por exemplo, se um criador utilizar uma voz sintética para narração ou modificar imagens de eventos reais, será necessário incluir um rótulo indicando tais intervenções.

O YouTube ressalta que a ausência desses rótulos pode acarretar penalidades para os criadores, principalmente quando há potencial de confusão ou engano para os espectadores. A equipe revelou ainda que vai dar o tempo necessário para que os criadores de conteúdos se acostumem com as novas regras, mas que não terá tolerância com os que continuarem desrespeitando-as de forma persistente.

Esses rótulos serão implementados gradualmente em toda a plataforma, começando pelo aplicativo móvel e expandindo-se para desktops e TVs. Para isso, eles adicionaram um novo campo na parte de publicação da ferramenta Creator Studio, que perguntam se o vídeo em questão conta com “conteúdo modificado” com inteligência artificial.

youtube

 

“Para atender às políticas do YouTube, é necessário que você diga quando o conteúdo é modificado ou sintetizado de forma que pareça real. Isso inclui sons e visuais realistas feitos com IA ou outras ferramentas”, diz a plataforma.

Em vídeos “comuns” os avisos serão exibidos principalmente na descrição expandida do vídeo, destacando alterações significativas ou conteúdo gerado digitalmente. Mas, quando o vídeo contar com assuntos sensíveis, como notícias, eleições, finanças e saúde, o YouTube colocará rótulos diretamente no reprodutor de vídeo para uma identificação mais evidente.

YouTube

É importante observar que os criadores não precisarão rotular vídeos que utilizem IA generativa para auxiliar na criação de roteiros, ideias para vídeos ou na geração automática de legendas. Da mesma forma, ajustes simples, como mudanças de cor ou aplicação de efeitos visuais básicos, não exigirão a inclusão desses rótulos. Eles também não vão exigir o tópico para vídeos que têm “conteúdo claramente irrealista”.

Por fim, o YouTube está trabalhando em um processo de solicitação de remoção reformulado para conteúdo sintético ou alterado que represente o rosto ou a voz de uma pessoa real. Mais detalhes sobre esse procedimento serão compartilhados em breve pela plataforma.

Fonte: Engadget

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X