YouTube foi plataforma de vídeo mais vista em 2023 no Brasil, revela pesquisa

YouTube foi plataforma de vídeo mais vista em 2023 no Brasil, revela pesquisa

O YouTube já é conhecido como uma das plataformas de vídeo online mais acessadas no mundo todo, e conseguiu atingir o top 1 no Brasil durante o ano de 2023, conquistando o primeiro lugar em termos de audiência, independentemente do dispositivo utilizado, incluindo televisores conectados.

Essa conclusão é resultado de uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media, que analisou o panorama da audiência de vídeo no país. Saiba mais detalhes!

Leia também:

TikTok incentiva gravação de vídeos na horizontal para competir com o Youtube
Youtube revela quais foram os vídeos mais vistos no Brasil em 2023

Youtube só perdeu para TV aberta no Brasil

O YouTube superou concorrentes de peso, como Netflix, GloboPlay e Amazon Prime Video, mostrando que é a escolha preferida para o consumo de vídeos online entre os brasileiros. Segundo os dados fornecidos pela Kantar, uma parcela de 26% do tempo dedicado ao consumo de vídeo nos lares brasileiros foi direcionada para plataformas online, com o YouTube liderando com uma fatia significativa de 16,1%.

A plataforma ficou atrás apenas do consumo de vídeo na TV aberta, que ainda é gigante com 74% do tempo de dedicado a vídeo, e por isso o título é de plataforma de vídeo online mais vista. Isso porque nesse segmento, a plataforma de vídeos do Google registrou quase o dobro da audiência da TV paga. Essa revelação sugere uma mudança nas preferências de visualização, indicando que mais pessoas estão optando por conteúdos online, especialmente em televisores conectados.

Youtube

A tendência de crescimento parece ser uma constante, como ficou evidenciado pelos dados que apontam para um aumento significativo no consumo de conteúdo por meio de aparelhos de TV conectada.

O YouTube tem desempenhado um papel crucial nesse cenário, registrando números notáveis de audiência em TVs. De acordo com estatísticas fornecidas pela plataforma, usuários em todo o mundo assistem a mais de 1 bilhão de horas de conteúdo do YouTube em suas TVs diariamente.

A adaptação dos criadores de conteúdo é notável diante dessa mudança de comportamento. A plataforma tem experimentado um aumento exponencial, com um crescimento de 400% no tempo de visualização em TVs.

E esse fenômeno não é exclusivo do Brasil. Nos Estados Unidos, dados divulgados pela Nielsen corroboram a posição de liderança do YouTube como a plataforma de vídeo mais assistida em termos de tempo de exibição ao longo de um ano inteiro.

O fenômeno observado no Brasil mostra claramente uma transformação global no consumo de conteúdo online, e ainda destaca o papel central que o YouTube desempenha na vida diária de tantas pessoas, tornando-se parte do dia a dia de muitos. E à medida que mais usuários se voltam para experiências televisivas conectadas, os criadores de conteúdo estão se adaptando para otimizar suas produções para a tela grande, revelando o quanto o YouTube se destaca nesse cenário de entretenimento digital.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X