TVs da Samsung recebem integração com luzes Philips Hue

TVs da Samsung recebem integração com luzes Philips Hue

A SmartThings, braço da Samsung direcionado para o universo das casas inteligentes, firmou uma nova parceria com a Philips Hue, marca especializada em sistemas de iluminação inteligente. Agora, ao adquirir as luzes inteligentes da Philips Hue, sobretudo aquelas que possuem a capacidade de mudança de cores, será possível sincronizá-las com as televisões da gigante sul-coreana.

Para que a sincronia aconteça, porém, é preciso que a Smart TV tenha sido lançada a partir de 2022. A sincronização é feita através do aplicativo Philips Hue Sync TV, eliminando completamente a necessidade de qualquer hub externo. Isso simplifica tanto a instalação quanto a experiência do usuário.

Leia também
Casa Conectada vs Casa Inteligente: entenda as diferenças

Preços da Philips Hue são uma barreira dura de quebrar

smartthings-phillips-hue-sync-people

As luminárias Hue já possuem uma excelente reputação quanto à sua qualidade e funcionalidades, entretanto, é notório que seu custo é relativamente elevado se comparado a outras opções disponíveis no mercado.

Por exemplo, uma fita de LED de 2 metros, ideal para ser instalada atrás das televisões e criar uma atmosfera ainda mais envolvente na sala de estar, custa mais de R$ 800 em várias varejistas. Enquanto isso, outras marcas oferecem alternativas semelhantes com preços mais acessíveis.

Além do preço mais alto das luzes inteligentes, a Philips Hue cobra pelo uso do seu app de sincronização de luzes. Antes, era um preço único de $130 pelo app Sync. Mas agora, eles mudaram para uma assinatura de $2.99 por mês. Isso significa que você tem um gasto contínuo além do custo inicial das luzes. Outras empresas não fazem isso.

samsung-tv-phillips-hue-smartthings-subscription

Essa sincronização entre a Smart TV e as luzes inteligentes são responsáveis por criar uma “aura” luminosa na parede que complementa perfeitamente as cores reproduzidas na tela da TV e ainda respondem aos sons do ambiente em tempo real.

O sistema da Philips promete proporcionar esse tipo de experiência, mas com um diferencial: a ausência da necessidade de utilização de uma câmera externa, a exemplo do que é feito pela Govee e Nanoleaf, utilizando-se, ao invés disso, dos próprios aplicativos integrados à televisão para realizar essa sincronia.

Mapeamento espacial 3D

philips-hue-entertainment-home theatre-end benefit-horizontal-02

Além disso, o aplicativo SmartThings incorporou um recurso de mapeamento espacial em 3D, divulgado na CES 2024. Batizado de MapView, essa função proporciona uma representação gráfica da casa do usuário e dos dispositivos inteligentes nela presentes em um formato tridimensional.

No entanto, é necessário salientar que a precisão deste recurso em seu estágio inicial deixa a desejar. Caso o usuário não possua dispositivos específicos da Samsung para mapeamento, como o aspirador Bespoke Jet AI Bot, será preciso realizar ajustes manuais diretamente no aplicativo. A experiência não é tão automática e fluída quanto seria com robôs munidos de tecnologia LiDAR ou luzes equipadas com sensores de movimento, que conseguem executar todo o processo de forma autônoma.

A Samsung espera que essa ferramenta possa provar sua utilidade não apenas em ambientes residenciais, mas também em apartamentos e escritórios, onde os parceiros imobiliários poderão empregar o mapeamento espacial para criar experiências únicas adaptadas às características de cada espaço.

Fonte: Samsung

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X