SIMA: Google desenvolve IA capaz de ajudar a vencer games

SIMA: Google desenvolve IA capaz de ajudar a vencer games

A tecnologia de Inteligência Artificial já está presente nos jogos há alguns anos, mas o Google apresentou um projeto que promete trazer uma forma nova de interagir com ela. O SIMA é uma IA baseada em DeepMind que foi projetada para agir como um amigo virtual, ajudando a superar os jogos em cooperação.

A nova IA tem o nome abreviado de Agente de Mundo Múltiplo Instrutível e Escalável (SIMA), e não é um bot que se torna inimigo no jogo para trazer mais desafios e sim um agente de IA para jogos geral e que pode receber instruções, pronto para se tornar o melhor amigo virtual de co-op.

Leia também:

Gemini: IA do Google bloqueia respostas sobre eleições em vários países, incluindo o Brasil
Mais de 50% das empresas brasileiras usam inteligência artificial

SIMA pode ser um companheiro co-op em diversos jogos

Recentemente, o Google revelou sua pesquisa sobre o SIMA, que mostra sua capacidade de seguir instruções verbais e compreender os mundos virtuais que habita. Ao contrário dos tradicionais oponentes de IA codificados rígidos aos quais os jogadores se acostumaram ao longo dos anos, o SIMA promete uma experiência de companheiro de jogo mais natural e semelhante ao humano.

Em colaboração com oito estúdios de jogos, o Google já está fazendo testes de seu modelo SIMA em diversos jogos, incluindo títulos populares como Valheim, Goat Simulator 3 e No Man’s Sky.

Esses jogos de mundo aberto foram cuidadosamente selecionados para ensinar ao SIMA uma ampla variedade de habilidades gerais de jogo. Atualmente, a iteração atual do SIMA pode realizar aproximadamente 600 habilidades básicas, desde navegação, como seguir direções, até interação com objetos e uso de menus para abrir o mapa, por exemplo.

SIMA

As aplicações potenciais dessa tecnologia são bem interessantes, principalmente para jogos como No Man’s Sky que exigem coleta de recursos, uma tarefa que pode acabar sendo tediosa para muitos jogadores que preferem coisas mais dinâmicas.

Com a capacidade do SIMA de entender e executar comandos verbais, as tarefas como procurar oxigênio ou construir bases poderiam ser delegadas a um companheiro de IA, reduzindo a moagem e permitindo que os jogadores se concentrem nos aspectos do jogo que mais gostam, como exploração e combate.

“Aprender a jogar pelo menos um videogame é um feito técnico para um sistema de IA, mas aprender a seguir instruções em uma variedade de configurações de jogo pode desbloquear agentes de IA mais úteis para qualquer ambiente. Nossa pesquisa mostra como podemos traduzir os recursos de modelos avançados de IA em ações úteis do mundo real por meio de uma interface de linguagem. Esperamos que o SIMA e outras pesquisas de agentes possam usar os videogames como sandboxes para entender melhor como os sistemas de IA podem se tornar mais úteis”, publicou o Google.

Modelos de IA ainda têm um longo caminho, mas ao menos estão caminhando

SIMA

Os resultados iniciais dos testes do Google são promissores, indicando que um agente SIMA treinado se sai quase tão bem em um jogo desconhecido quanto um agente treinado especificamente para ele. Essa adaptabilidade é crucial para garantir que os companheiros de IA permaneçam úteis para jogadores reais ao longo de sessões de jogo prolongadas.

No entanto, apesar desses avanços, ainda não há muito para acabar com certo ceticismo. Embora os modelos de IA de grande linguagem excelam em tarefas baseadas em conhecimento, sua capacidade de reagir e se adaptar em cenários em tempo real ainda é limitada. Surgem questões sobre quão eficazmente o SIMA pode lidar com tarefas complexas como tiros de precisão ou tomada de decisões estratégicas em ambientes de jogo dinâmicos.

Ainda assim, a pesquisa do Google representa um avanço significativo no campo das experiências de jogo impulsionadas por IA. Ao contrário das implementações tradicionais de IA que exigem acesso ao código-fonte ou APIs específicas, o SIMA depende apenas de dois inputs: visuais na tela e instruções fornecidas pelo usuário. Essa simplicidade o torna altamente versátil e adaptável em uma ampla gama de ambientes de jogo.

Vale lembrar que hoje em dia alguns jogos já trazem essa opção de personagens NPC que podem ajudar em certas tarefas, como é o caso do LEGO Fortnite, que dá para delegar algumas funções para os personagens, ou até mesmo o novo Sons of The Forest, que os jogadores contam com um “amigo” NPC que pode catar materiais. Porém, perto do SIMA, eles parecem bem limitados, uma vez que a intenção do agente da Google é poder fazer qualquer coisa que um outro jogador humano faria dentro do jogo.

Mas se o SIMA será a próxima evolução nos jogos multijogador, garantindo aos jogadores companheiros virtuais verdadeiramente úteis e inteligentes, só o tempo dirá.

Fonte: PCgamer

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X