GDDR7 é oficializada; Samsung, Micron e Hynix já estão trabalhando na nova geração de memórias para placas de vídeo

GDDR7 é oficializada; Samsung, Micron e Hynix já estão trabalhando na nova geração de memórias para placas de vídeo

A JEDEC, responsável pela padronização de dispositivos semicondutores, oficializou a nova geração de memórias voltada para placas de vídeo. A GDDR7 promete entregar até 192 GB/s de largura de banda, o dobro em relação às memórias GDDR6.

Rotulada de “JSED239 Graphics Double Data Rate (GDDR7) SGRAM”, as especificações já podem ser consultadas através de um PDF publicado pela JEDEC. Fabricantes do ramo de semicondutores, Samsung, Micron e Hynix, já estão na fabricação dos seus módulos de memória seguindo essa nova geração. Módulos que devem integrar, por exemplo, a nova geração de placas de vídeo da NVIDIA, a RTX 50. A AMD deve seguir na mesma toada, com as Radeon RX 8000.

Sobre a densidade de armazenamento, as especificações do padrão mencionam 16 Gbit, 24 Gbit, 32 Gbit, 48 Gbit e até 64 Gbit, que podem ser endereçadas no modo de 2 ou 4 canais.

“JESD239, GDDR7 marca avanço substancial em design de memória de alta velocidade”, declarou Mian Quddus, presidente da JEDEC. “Com a mudança para PAM3 (Pulsamplitudenmodulation), a indústria de memória tem um novo caminho para estender a performance de dispositivos GDDR e levar uma evolução contínua de gráficos e várias aplicações de alta performance”, completa o executivo.

Segundo a imprensa da Coreia do Sul, a NVIDIA foi uma das primeiras compradoras de amostras GDDR7 da Samsung, para poder testar a implementação em sua próxima geração de placas de vídeo da série RTX.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X