Gamer ficou 6 anos sem limpar o PC; esse foi o resultado

Gamer ficou 6 anos sem limpar o PC; esse foi o resultado

Rapaz… eu já vi gente preguiçosa (eu incluso), mas como o rapaz dessa matéria aqui eu nunca tinha visto. Imagine que você monta um PC Gamer topo de linha, com muito suor e sacrifício. As peças chegam, você monta o PC, instala o Windows, depois instala a Steam e baixa os seus jogos favoritos. Tudo funcionando perfeitamente. Tudo lindo! FPS no talo! Dá até gosto de usar o computador.

Mas aí o tempo vai passando, você vai usando, a sujeira vai se acumulando, a poeira assentando e você simplesmente deixando pra lá. Não vou mentir, eu já fiz isso. Na época que eu usava um PC desktop (montado peça por peça) eu já cheguei ao ápice de deixar 1 ano e 4 meses sem limpeza. Quando eu finalmente abri o gabinete pra limpar parecia que o PC tinha passado décadas esquecido em um porão qualquer.

Leia também
Qual a melhor forma para limpar a pasta térmica do processador?

Agora imagine o sujeito passar 6 anos sem limpar o coitado do PC Gamer. Não são 6 meses. São 6 ANOS! São 2.191 dias! 72 meses! E o miserável não tirou um final de semana para limpar a sua máquina de uso diário!

Eu sei que é chato. Sei que é trabalhoso. Fora na época em que você está aprendendo a montar computadores — onde tudo é novidade — limpar o PC é um verdadeiro saco! E dependendo do estado que ele esteja vai te tomar uma tarde inteira. Já nos últimos anos que eu estava com meu PC desktop eu nem limpava mais. Mas uma vez por ano levava em uma assistência técnica de um amigo e ele “dava o grau”. Preferia pagar do que limpar.

Esse sujeito que passou 6 anos sem limpar o seu computador postou a sua história no Reddit. No título da postagem ele colocou o seguinte: “Isso é vergonhoso… Este não é um PC antigo que estava guardado, este é o meu PC de jogos diário. Nunca o abri desde que o comprei há 6 anos. Surpreendentemente funciona bem. Foi tão satisfatório limpá-lo.” Ainda bem que ele sabe que é vergonhoso.

Como pode ser visto na imagem abaixo, os componentes acabaram afundados sob extensas camadas de poeira que cobrem toda a estrutura interna do dispositivo. Fiquei impressionado como o dispositivo ainda estava funcionando perfeitamente. É bem capaz que depois de limpá-lo a máquina não funcionou mais. A poeira passou a fazer parte dos circuitos da placa-mãe.

r/pcmasterrace - this is embarrassing...This isn't some old PC that was in storage, this is my daily gaming PC. never opened it once since I bought it 6 years ago. Surprisingly works fine. It was so satisfying cleaning it up.

Além disso, olhando a foto com mais atenção, parece que a placa de vídeo não está conectado no slot PCIe x16. Ou estou enganado? Pela minha experiência montando computadores (que já está um pouco defasada), o slot PCIe mais próximo do processador é o que possui 16 trilhas (x16) e, portanto, o mais adequado para a GPU. Se eu estiver certo, o camarada além de usar um PC sujo por 6 anos, ainda não tirou todo o potencial de sua placa de vídeo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X