Optimus sem vestimentas: vídeo mostra robô da Tesla caminhando ao revelar suas engrenagens

Optimus sem vestimentas: vídeo mostra robô da Tesla caminhando ao revelar suas engrenagens

O universo da robótica está em constante evolução, e a Tesla, liderada por Elon Musk, não está apenas acompanhando, mas também moldando o futuro com seu projeto principal e que promete ser inovador, o Optimus, também conhecido como “robô da Tesla”

Recentemente, Musk compartilhou com o público um vídeo interessante no X (anteriormente Twitter), apresentando o Optimus Gen 2 caminhando em um estado totalmente nu e desprovido da tradicional pele metálica que o caracterizava nas demonstrações anteriores.

Leia também:

Robô da Tesla aparece dobrando roupas; confira
Robô da Tesla sai do controle e ataca engenheiro em fábrica, revela relatório

Robô da Tesla em seu estado cru

Ao contrário das apresentações polidas que nos acostumamos a ver, o novo vídeo traz uma visão única e quase vulnerável do robô e esse é o seu diferencial dessa vez. Suas engrenagens intricadas, seu sistema nervoso exposto e a ausência de qualquer revestimento externo revelam a complexidade e a crueza por trás da inovação da Tesla.

Aqui o foco está mais no que ele é do que o que pode fazer, e por isso vai além de mostrar o Optimus em tarefas do cotidiano, como dobrando camisas.

A cena, ambientada em uma instalação da Tesla aparentemente comum, destaca ainda mais a distância entre o avanço tecnológico do Optimus e o ambiente prático de sua produção. Essa abordagem mostrando “por trás dos bastidores” provavelmente vai além de apenas um vídeo de demonstração, sendo quase um convite entender melhor como esse tipo de projeto se desenvolve.

Para quem é entusiasta do mundo da robótica, o vídeo se torna um presente. Ele oferece uma visão detalhada da intrincada coreografia de fios, engrenagens e motores que impulsionam os movimentos do robô. Uma prova vida de como a tecnologia está redefinindo os limites da robótica.

Enquanto para muitos o vídeo pode não parecer tão interessante, já que o robô da Tesla não está fazendo nada muito surpreendente além de caminhar a passos até um tanto desengonçados, para outros pode se tornar um bom espetáculo visual.

Robô da Tesla

Além disso, ele também traz uma mensagem importante, representando uma forma diferente de enxergar esse tipo de inovação. Ao invés de ver o robô prontinho e bonitinho em uma sala de exposição, a Tesla resolveu apenas mostrar como ele é criado, como é o seu estado em um ambiente mais cru, com fios expostos e uma aparência mais despojada.

Optimus já está em sua segunda geração

Desde o anúncio do projeto em 2021, o Optimus Bot tem avançado significativamente. Recentemente, Musk apresentou a versão 2.0, ou Optimus Gen 2, que está sendo destacado no vídeo. Projetado como uma máquina de propósito geral, o robô tem o potencial de impactar diversas áreas, desde manufatura e construção até saúde e entretenimento.

O robô da Tesla é parte integrante da divisão de robótica da empresa, sendo concebido com a filosofia de “inteligência artificial em primeiro lugar”. Essa abordagem implica que o sistema de IA do dispositivo é priorizado, sendo desenvolvido antes da parte física, uma estratégia considerada pelos especialistas como essencial para criar um robô bípede capaz de se locomover de forma autônoma.

O Optimus Gen 2 já foi mostrado em outros vídeos pelo magnata norte-americano enquanto realizava tarefas específicas. Em uma das ocasiões mais recente ele apareceu dobrando uma camiseta. Porém Musk esclareceu que o robô ainda não é capaz de realizar essa tarefa autonomamente, embora tenha afirmado que “certamente será capaz de fazê-lo em qualquer ambiente no futuro”.

Fonte: interestingengineering

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X