Impulsionar posts no Instagram e Facebook ficará mais caro devido a “taxa Apple”, mas Meta ensina como evitar a cobrança

Impulsionar posts no Instagram e Facebook ficará mais caro devido a “taxa Apple”, mas Meta ensina como evitar a cobrança

Se você utiliza um iPhone (ou qualquer outro dispositivo da Apple) e costuma impulsionar posts no Instagram e Facebook, é bom ficar atento. Dentro de poucas semanas, a Meta planeja ajustar os custos de promover conteúdo nas redes sociais através da plataforma iOS.

Isso por que agora a companhia de Mark Zuckerberg incorporará a taxa de 30% imposta pela Apple ao preço final. No entanto, a companhia responsável por plataformas como Facebook e Instagram já está orientando seus usuários sobre maneiras de contornar essa famigerada taxa no iPhone e outros aparelhos da marca da maçã. Uma das estratégias inclui o uso de navegadores disponíveis nos dispositivos, como o Safari, desenvolvido pela própria Apple.

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Como impulsionar posts sem pagar à Apple

Para usufruir de tarifas reduzidas ao promover um post, o usuário deve visitar o site do Facebook ou do Instagram através de qualquer navegador, incluindo Chrome, Opera, Edge, Safari, entre outros.

A Meta esclarece em um comunicado que não é preciso acessar essas plataformas por um computador desktop. Basta usar qualquer um dos navegadores mencionados acima para acessar o seu perfil no Facebook ou Instagram ao invés de realizar o impulsionamento direto do aplicativo. Dessa forma, a tarifa original do serviço é mantida mesmo quando o acesso é feito por um navegador no sistema iOS.

Nos Estados Unidos, a Meta terá a possibilidade de promover métodos de pagamento alternativos aos da App Store dentro de seus aplicativos. O comunicado da empresa não especifica se adotará essa estratégia de comunicação. Essa liberdade para indicar opções de pagamento externas à App Store surge como um desdobramento do conflito judicial entre a Epic Games e a Apple.

O que são os impulsionamentos

Por que impulsionar no Instagram? - WSI Digital Marketing

A Meta detalha em nota oficial que tinha como opções adaptar-se às novas diretrizes da Apple, que agora englobam uma taxa sobre os impulsionamentos, ou excluir essa funcionalidade de suas plataformas. E a segunda opção não estava nem mesmo sendo cogitada, afinal de contas, os impulsionamentos são uma das principais fontes de receita da Meta.

Caso você não saiba, o impulsionamento é um recurso destinado a expandir a visibilidade de conteúdos. Quando você posta qualquer conteúdo no Instagram, por exemplo, a entrega e o alcance daquele conteúdo dependem exclusivamente do algoritmo da Meta. Quase sempre um “post orgânico”, ou seja, que não foi impulsionado, alcança no máximo 20% dos seus seguidores.

Mas se você tem uma loja e deseja promover os seus produtos através do Instagram, contar apenas com o alcance orgânico é uma péssima ideia. É aí que entram os impulsionamentos. A pessoa paga um valor para a Meta de modo a aumentar o alcance daquele conteúdo, gerando mais visualizações, curtidas, comentários, seguidores e também vendas.

Em outras palavras, o impulsionamento representa uma solução mais acessível para aqueles que desejam ampliar sua audiência sem recorrer ao gerenciador de anúncios da Meta, que pode ser mais complexo para a maioria dos usuários.

No Brasil, a Apple não enfrenta a obrigação de permitir que aplicativos revelem meios alternativos de pagamento. Contudo, o conselho dado pela Meta também se aplica aos usuários brasileiros — e não se limita apenas aos produtos sob a égide de Mark Zuckerberg. Diversas empresas podem oferecer assinaturas e serviços por um valor mais em conta quando adquiridos diretamente, fora do aplicativo iOS.

Fontes: Meta via PC Mag

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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