Imagine With Meta: empresa lança IA para criar imagens através de prompts de comando

Imagine With Meta: empresa lança IA para criar imagens através de prompts de comando

Esse ano foi um período de muita evolução no campo da inteligência artificial (IA), e grandes empresas estão se aventurando nesse campo para deixar a sua marca registrada. Uma delas é a Meta, que agora está trazendo para o mercado o Imagine with Meta.

O lançamento da nova ferramenta de IA chega quase como uma resposta para o recente lançamento do Gemini do Google, e surge como uma nova plataforma de geração de imagens independente, que permite aos usuários criar desenhos e imagens a partir de descrições em linguagem natural, ou seja, prompts de comando escritos.

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Imagine with Meta cria até 4 imagens para cada prompt

Imagine with Meta

Assim como acontece com outras ​​ferramentas de IA generativa, como DALL-E da OpenAI, Midjourney e Stable Diffusion, o Imagine with Meta utiliza o poder do modelo de geração de imagem Emu existente do Meta.

O serviço é gratuito, pelo menos por enquanto, porém só está disponível para usuários nos Estados Unidos. Dessa forma, é possível gerar até quatro imagens por prompt de texto.

O Meta relata que o Imagine with Meta inicialmente ganhou popularidade como um recurso de geração de texto para imagem na experiência de mensagens da plataforma. Agora, a empresa está expandindo seu acesso além das conversas, permitindo que os usuários criem imagens gratuitas diretamente na web.

“Gostamos de ouvir das pessoas como elas estão usando o imagine, recurso de geração de texto para imagem da Meta AI, para criar conteúdo divertido e criativo em conversas. Hoje, estamos expandindo o acesso ao imagine fora das conversas”, descreveu o Meta em um post no blog publicado ontem “Enquanto nossa experiência de mensagens é projetada para interações mais descontraídas e de ida e volta, agora você também pode criar imagens gratuitas na web.”

A Imagine foi apresentada pela primeira vez em setembro para os usuários dos Estados Unidos, trazendo recursos de IA no chatbot Meta. Com isso, durante os bate-papos ou conversas em grupo nos aplicativos da empresa, é possível invocar as ferramentas com o comando @MetaAI no chat para buscar informações, fazer consultas na web e até mesmo pedir por tarefas.

Imagine with Meta

Entretanto, as ferramentas de geração de imagem do Meta enfrentaram controvérsias no passado, notadamente com o gerador de adesivos de IA com viés racial. Este histórico levanta questões sobre a presença de salvaguardas no Imagine with Meta para evitar repetições indesejadas.

Infelizmente, a falta de acesso prévio à ferramenta impede uma avaliação aprofundada neste momento, mas estaremos atentos à medida que o Imagine with Meta se torna mais amplamente disponível.

Atualmente o acesso acontece pelo site imagine.meta.com através de uma conta Meta (Facebook ou Instagram), porém tem o bloqueio regional que impede que pessoas de outros países acessem, incluindo o Brasil. Ainda não se sabe quando ela estará liberada por aqui.

Transparência e marcas d’água invisíveis

Reconhecendo a importância da transparência na era da IA, o Meta anunciou planos de adicionar marcas d’água aos conteúdos gerados pelo Imagine with Meta nas próximas semanas.

Essas marcas d’água, invisíveis aos olhos humanos, serão geradas por um modelo de IA e podem ser detectadas por um modelo correspondente. O Meta busca aumentar a transparência e rastreabilidade, uma resposta direta às preocupações levantadas por experiências passadas.

O Meta afirma que essas marcas d’água serão “resilientes a manipulações comuns de imagem, como corte, redimensionamento, alteração de cor (brilho, contraste, etc.), capturas de tela, compressão de imagem, ruído, sobreposições de adesivos e mais.” Além disso, a empresa planeja estender o uso de marca d’água invisível a muitos de seus produtos que apresentem imagens geradas por IA no futuro.

A medida do Meta de adicionar marcas d’água invisíveis também está em sintonia com tendências globais e regulamentações emergentes no espaço da IA generativa.

A China, por exemplo, recentemente emitiu regulamentos que exigem que os fornecedores de IA generativa marquem o conteúdo gerado, sem afetar a experiência do usuário. Nos Estados Unidos, durante audiências recentes no comitê do Senado, a senadora Kyrsten Sinema enfatizou a necessidade de transparência na IA generativa, incluindo o uso de marcas d’água.

Fonte: techcrunch

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