Em breve você poderá atualizar o Windows sem reiniciar o PC

Em breve você poderá atualizar o Windows sem reiniciar o PC

A Microsoft finalmente está implementando uma funcionalidade que facilita a atualização do Windows 11 sem necessidade de reiniciar o computador, uma mudança aguardada por muitos.

Por enquanto, a novidade já está disponível para testes na mais recente edição do Windows 11 Insider Preview, um programa que oferece aos desenvolvedores acesso prévio a novas ferramentas do sistema operacional. A expectativa é que esse recurso seja oficialmente lançado na atualização 24H2, programada para o segundo semestre do ano.

Leia também
PC Manager é o software oficial da Microsoft para otimizar o Windows 10 e 11
Copilot Pro é lançado oficialmente. Veja o preço no Brasil

Hot Patching visa aumentar o número de instalações de updates de segurança

A informação foi divulgada no blog oficial do Windows Insider, onde foi especificado que os membros do Dev Channel poderiam experimentar a funcionalidade através da build 26058. Segundo informações apuradas por Zac Bowden, jornalista do Windows Central, a funcionalidade, conhecida como hot patching, facilitará a instalação de atualizações de segurança no Windows 11.

Esta funcionalidade estará disponível em aparelhos que tenham a “segurança baseada em virtualização” habilitada. Após a instalação, a versão da compilação do Windows será modificada para “ge_release_svc_hotpatch_prod1.240211-0859”.

O propósito é incentivar a aplicação desses patches, cruciais para a segurança e privacidade do usuário. A necessidade de reiniciar o computador para completar atualizações importante faz com que muitos adiem esse processo. Especialmente para aqueles que evitam desligar suas máquinas, a instalação de um patch de segurança pode ser demorada, sendo incômodo interromper o uso do PC apenas para aplicar uma atualização.

De vez em quando o PC precisa ser reiniciado

Conforme informado pela Microsoft, a capacidade desta funcionalidade se dá por “modificar o código diretamente na memória dos processos ativos, eliminando a necessidade de reiniciar os mesmos”.

O recurso de hot patching, que já está em uso em versões do Windows Server — um sistema operacional destinado a servidores, desde 2022 —, beneficia não só os servidores do Xbox, que operam nesse sistema, mas promete ser de grande valia para usuários domésticos e, em especial, para ambientes corporativos.

Uma das vantagens da funcionalidade hot patching é que ela elimina a espera durante atualizações, evitando que o funcionário fique ocioso enquanto espera a atualização terminar. Além disso, reduz o risco de vulnerabilidades de segurança em redes corporativas, já que um único dispositivo desatualizado pode oferecer brechas para ataques cibernéticos, ameaçando a segurança dos dados empresariais.

No entanto, pode ser necessário fazer o reinício do sistema a cada três ou quatro meses. Isso se deve ao fato de que o hot patching requer um sistema de atualização básica que, por sua vez, necessita de reinicializações periódicas.

Vale destacar que essa característica se aplica exclusivamente para as atualizações de segurança lançadas no Patch Tuesday, normalmente disponibilizadas na segunda terça-feira de cada mês. Atualizações de outra natureza — particularmente aquelas que introduzem novas funcionalidades ao sistema — ainda vão precisar de um reinício para serem completamente implementadas.

Fontes: TechSpot, Windows Central e Blog Windows Insider

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X