PC Manager é o software oficial da Microsoft para otimizar o Windows 10 e 11

PC Manager é o software oficial da Microsoft para otimizar o Windows 10 e 11

Quem nunca usou o CCleaner para “supostamente” limpar e otimizar o Windows que atire a primeira pedra. Eu confesso que já passei por um período onde era fissurado por esses utilitários de limpeza e otimização do sistema. Eu tinha até uma licença paga do TuneUp Utilities, um software do tipo que era bem completo.

No entanto, a Microsoft nunca foi muito fã desse tipo de software. Tanto é que em 2020 o CCleaner foi colocado na lista de “programas potencialmente indesejados” e era visto como um malware pelo Windows Defender.  Pois bem, agora a Gigante de Redmond possui o seu próprio utilitário de limpeza e otimização.

Leia também
Como transformar PDF em JPEG
Conheça o Clipdrop, site poderoso para criação e edição de imagens via Inteligência Artificial

Estou falando do PC Manager, que agora é a solução oficial da Microsoft para aprimorar o Windows 10 e 11. Criado pela própria empresa, esse programa permite limpar arquivos desnecessários, administrar processos em execução e realizar diversas outras tarefas para melhorar a performance do computador. Nos próximos parágrafos eu falo um pouco mais sobre ele.

Funções do PC Manager

PC Manager

Originário da divisão da Microsoft na China, o lançamento inicial do PC Manager ocorreu em 2022. Esse lançamento foi importante, visto que o Windows sempre contou com ferramentas de terceiros, como o já mencionado e bem conhecido CCleaner, para otimização do sistema.

Desde outubro de 2022 até janeiro de 2024, o software passou por várias atualizações, mas se manteve em versão beta e disponível apenas em certas regiões. No começo de fevereiro, a ferramenta foi oficialmente lançada na Microsoft Store como uma versão final.

Entre as funcionalidades oferecidas pelo PC Manager estão:

  • Health Check: realiza limpeza de arquivos temporários, cache e registros do sistema, além de mostrar quais programas são inicializados com o sistema;
  • Process: exibe processos em andamento e o consumo de memória RAM, permitindo também o encerramento de processos ativos;
  • Deep cleanup: busca por arquivos deletáveis para aumentar o espaço de armazenamento;
  • Startup: habilita ou desabilita programas que rodam na inicialização do sistema;
  • PC Boost: executa limpezas para liberar espaço no disco e na memória RAM.

Além disso, o PC Manager inclui funções como ativação do antivírus do Windows, verificação de atualizações no Windows Update e bloqueio de pop-ups.

Leve, simples e fácil de usar

A seção Toolbox do programa oferece atalhos para utilitários como captura de tela, gravação de áudio, calculadora e Bloco de Notas, com a opção de adicionar links personalizados pelo usuário.

Apesar de não ter recursos para editar ou ajustar o Registro do Windows, o PC Manager é especialmente útil para computadores mais antigos ou com especificações técnicas modestas, podendo aliviar problemas de lentidão ou instabilidade, sem prometer melhorias drásticas no desempenho.

O aplicativo se destaca também pela simplicidade e leveza, além de uma interface amigável, ainda que disponível apenas em inglês e chinês por enquanto.

O PC Manager é gratuito e compatível com Windows 10 e 11, incluindo versões para sistemas Arm, e pode ser baixado diretamente da Microsoft Store.

Fonte: Windows Latest

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X