Apple Vision Pro está sendo devolvido por alguns compradores devido a problemas de enjoo e desconforto

Apple Vision Pro está sendo devolvido por alguns compradores devido a problemas de enjoo e desconforto

Apenas duas semanas após seu lançamento, alguns consumidores começaram a devolver o Apple Vision Pro, o headset de realidade virtual da Apple. E a devolução vem acompanhada de algumas reclamações bem relevantes.

Apesar de seu lançamento ter sido recebido com entusiasmo devido aos seus avançados recursos e especificações técnicas, e de ter um preço inicial de US$ 3.499 (o equivalente à cerca de R$ 17.390), o dispositivo mostrou-se não ser adequado para todos. E isso não se deve apenas ao seu alto custo, mas também à sua limitada aplicabilidade no dia a dia. Vejamos alguns dos principais problemas relatados pelos usuários.

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Diversas reclamações dos early adopters

“Mal posso esperar para devolver o Vision Pro, provavelmente a tecnologia mais surpreendente que eu já testei. Porém, não consigo lidar com essas dores de cabeça após dez minutos de uso”

Diversos usuários expressaram nas mídias sociais os motivos para a devolução do dispositivo. Dentre eles estão o peso, o desconforto no uso, problemas visuais e a percepção de que o aparelho não oferece utilidade suficiente.

Detalhando as queixas, o peso e o desconforto são problemas significativos. Com o Vision Pro pesando pouco mais de 600g, além de contar com uma bateria externa de 353g, isso representa um peso adicional de aproximadamente 100g em comparação ao Meta Quest 3. A localização do peso na parte frontal do visor contribui para o desconforto, especialmente após uso prolongado, levando a sintomas similares aos da síndrome da visão de computador.

Caso você não saiba, a síndrome da visão de computador é um problema que acontece com pessoas que ficam muito tempo olhando para telas, como computadores ou celulares. Ela pode causar sintomas como cansaço nos olhos, dor de cabeça e visão embaçada.

“Hora de devolver meu #AppleVisionPro, o cansaço visual causado por esse dispositivo é diferente de qualquer outro headset que eu tenha usado, eu poderia ficar por ele se não custasse $ 4.000”

Problemas visuais, como fadiga ocular, vermelhidão e até mesmo danos mais sérios, são relatados não só com o Apple Vision Pro, mas como um problema comum entre os dispositivos de realidade virtual. O uso prolongado desses dispositivos, que colocam telas muito próximas dos olhos, pode contribuir para esses sintomas.

Além disso, a necessidade de carregar uma bateria externa, seja no bolso ou na mão, com a preocupação adicional do cabo, aumenta o incômodo, sem mencionar as críticas à alça de suporte.

Realidade não condiz com o marketing

“Duas horas depois de tirar meu Apple Vision Pro da caixa e usá-lo, eu decidi encaixotar ele de novo e devolver. É bem legal, mas não há nada nele que eu vá usar com frequência suficiente para justificar que eu fique com ele”

Apesar do forte marketing da Apple que atraiu muitos para a experiência de realidade virtual pela primeira vez, o Vision Pro enfrenta desafios semelhantes aos de outros dispositivos VR no mercado. Uma coisa não podemos negar, a Apple é especialista em fazer um marketing que gera desejo nas pessoas. E não foi diferente com o Vision Pro. No entanto, o “campo de distorção da realidade” da Maçã não consegue suprimir os problemas de seus produtos.

Além disso, a questão da utilidade levou alguns a questionarem o valor do dispositivo, mesmo com sua vasta biblioteca de aplicativos e filmes. E por valor eu não quero dizer a unidade monetária, mas sim a percepção de valor/utilidade que o produto possui.

O ecossistema fechado da Apple limita certas atividades, como jogar títulos AAA, deixando os usuários com opções menos interessantes, como o Fruit Ninja VR, que pode até ser legal de início, mas logo fica desinteressante. Ou seja, o Apple Vision Pro cobra muito caro, mas não entrega valor suficiente para justificar o preço.

“Eu comprei meu Apple Vision Pro, somente três dias usando ele e quero devolver o mais rápido possível! Melhor esperar a próxima geração!”

É válido ressaltar, no entanto, que as reclamações não são uma surpresa para a Apple. A equipe por trás do Vision Pro acredita que serão necessárias quatro gerações para o dispositivo atingir o nível de maturidade desejado. Esse é o problema e o risco de ser um early adopter.

Apesar dos avanços tecnológicos, o dispositivo ainda é visto como um produto de nicho, semelhante ao Meta Quest 3, que, apesar de ser significativamente mais barato e oferecer mais recursos, também enfrenta críticas por não atender às necessidades do usuário comum.

Fontes: The Verge e Business Insider

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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