Apple ultrapassa Samsung como maior vendedora de smartphones de 2023

Apple ultrapassa Samsung como maior vendedora de smartphones de 2023

O ano de 2023 foi bastante significativo para a Apple, e os últimos resultados mostram que a empresa conquistou a posição de principal vendedora de smartphones em termos de volume no ano de 2023, encerrando a soberania de 12 anos da Samsung como líder do setor.

Este feito foi impulsionado pela preferência dos consumidores por dispositivos mais caros, marcando a primeira vez que a Apple liderou não apenas em receitas e lucros, mas também em volume de vendas.

Leia também:

Sistemas da Apple: principais diferenças entre macOS, iOS e iPadOS
Apple Vision Pro: entenda como será a demonstração de 25 minutos nas lojas

Apple foi a única a ter crescimento nos envios esse ano

Apple

O cenário de smartphones é bastante competitivo, tendo a Apple e a Samsung como principais fabricantes de vendedoras há muito tempo. Em 2023, porém, todas tiveram certas dificuldades, e a Apple foi a única grande fabricante a registrar crescimento anual no número de unidades, o que é outro grande feito.

Com isso, seus envios em 2023 aumentaram 3,7%, totalizando 234,6 milhões e, dessa forma, ultrapassando os 226,6 milhões da Samsung, que enfrentou uma queda de 13,6% nos envios.

Essa mudança ocorreu em um ano desafiador para o mercado global de smartphones, que experimentou uma queda de 3,2% nos envios, totalizando 1,17 bilhão de unidades, de acordo com dados da IDC.

O aumento da participação da Apple em um mercado em declínio pode ser atribuído à estratégia bem-sucedida de se concentrar em dispositivos premium. Embora a gigante da tecnologia já dominasse o segmento de alta qualidade em termos de receitas, 2023 marcou o primeiro ano em que liderou em termos de volume, sinalizando a preferência crescente dos consumidores por dispositivos mais caros e poderosos.

Enquanto a Samsung, prestes a lançar seu modelo mais atual Galaxy S24, enfrentou desafios no mercado, outras empresas também se destacaram. O fabricante chinês Transsion, com suas marcas Tecno, Infinix e itel, cresceu impressionantes 30,8% no ano passado, consolidando sua posição entre os cinco primeiros, atrás de Xiaomi e Oppo.

Com isso, as cinco principais fabricantes globais de smartphones, por envios, em 2023, foram:

  1. Apple: 20,1% de participação de mercado, crescimento de 3,7% em relação a 2022
  2. Samsung: 19,4% de participação de mercado, queda de 13,6%
  3. Xiaomi: 12,5% de participação de mercado, queda de 4,7%
  4. Oppo: 8,8% de participação de mercado, queda de 9,9%
  5. Transsion: 8,1% de participação de mercado, crescimento de 30,8%

Preferência por smartphones premium aumentou

Apple

A Canalys, outro grupo de pesquisa, corroborou os resultados da IDC, afirmando que a Samsung perdeu participação no segmento de baixo custo e sua liderança no mercado global.

“Ao longo de 2023, a Samsung concentrou-se no segmento de médio a alto para lucratividade, mas perdeu participação no segmento de baixo e também sua posição de liderança no mercado global”

Deixando esse segmento mais “de lado”, a Samsung consegue sentir mais o peso da concorrência em relação a outros smartphones Android.

O quarto semestre de 2023 teve ainda um pequeno aumento nas vendas de smartphones, de 8%, mas que foi significativo porque nos últimos 7 trimestres esse mercado só estava experimentando quedas nesses números. A mudança nas classificações do mercado de smartphones destaca a evolução do setor desde 2011, quando a Samsung assumiu a liderança, desbancando Nokia, LG e BlackBerry.

O que se pode perceber é que com o avanço da tecnologia nesse setor de smartphones e inovações cada vez mais poderosas, os consumidores acabam levando mais tempo para trocar de aparelho. E quando o fazem, preferem as opções mais poderosas e premium, o que acaba beneficiando a Apple.

Nabila Popal, diretora de pesquisa da IDC, falou um pouco sobre isso:

“O sucesso contínuo e a resiliência da Apple devem-se em grande parte à crescente tendência de dispositivos premium, que agora representam mais de 20% do mercado, impulsionados por ofertas agressivas de troca e planos de financiamento sem juros. Embora tenhamos visto algum crescimento sólido de players de Android de baixo custo, como Transsion e Xiaomi, na segunda metade de 2023, proveniente do rápido crescimento em mercados emergentes, o maior vencedor é claramente a Apple”.

Enquanto as vendas de iPhone aumentaram 11,6% no quarto trimestre de 2023 após o lançamento dos modelos mais recentes, a Microsoft superou a Apple como a empresa pública mais valiosa do mundo, provocando especulações sobre as perspectivas de vendas do iPhone na China.

Fonte: Financial Times e IDC

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X